HPV: Baixa procura preocupa Secretaria da Saúde

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 precisam se vacinar

Há 6d
  • Ouvir

    HPV: Baixa procura preocupa Secretaria da Saúde

  • A procura pela vacina contra o HPV para adolescentes meninos e meninas segue com procura muito baixa em toda a região. Os motivos estão na resistência dos pais e mães que não entendem como necessário a imunização numa faixa etária que não defendem relações sexuais. No entanto, nas próprias escolas, os alunos já estão sendo orientados sobre a importância da imunização antecipada para evitar alguns tipos de câncer no futuro. Em Pinhalzinho, o Secretário Elmo Zanchet destacou que os números pela procura não muito animadores.

    No Estado, mais da metade dos adolescentes catarinenses ainda não tomaram as duas doses da vacina contra HPV. O público-alvo da imunização são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O Secretário faz um apelo aos pais para que se informem sobre a importância da imunização.

    Completar o esquema vacinal é fundamental para estar protegido de diferentes tipos de câncer relacionados ao HPV, entre eles o de colo de útero, que é a consequência mais conhecida, mas o HPV também pode provocar câncer de pênis, orofaringe (boca e garganta), vulva, colo do útero, vagina e de ânus. A infecção ocorre durante toda a vida, principalmente em homens.

    Últimas notícias