a rádio que você gosta, agora no FM.

Agora, o ouvinte pode acompanhar com mais qualidade toda a programação da emissora.

O ano de 2017 entra para história do Grupo RCO. Em 25 de julho, entrou no ar a 100.9 FM. Está concretizada a migração da frequência AM 1510 para a nova frequência no FM. A empresa foi renovada, bem como sua programação. Com equipamentos de última geração e profissionais de ilibada conduta e capacidade, fazem da emissora uma referência em comunicação regional.

A diretora do Grupo RCO, Betania Braun, considera que a migração congratula todo o esforço da equipe de colaboradores e societária da emissora. Betania salienta que desde 2014, quando integrou a equipe, buscou nas pessoas o suporte para fazer acontecer o Projeto Empresarial da RCO, transformando-o em Grupo de Comunicação, integrando rádio, revista, site, mídias sociais e eventos.

Desde 1978 todos os dias, às 5 horas da manhã, acorda a sociedade regional, a Rádio Centro Oeste de Pinhalzinho. A RCO nasceu pela mobilização social, devido à dificuldade de repassar comunicados à sociedade, composta em sua maioria por agricultores. A proposição da criação de uma emissora de rádio em Pinhalzinho foi do ex-prefeito Paulo Junqueira da Silva que acompanhado do então presidente da Câmara de Vereadores, José Bruno Weber, foi pleitear em Brasília, com o Ministro Euclides Quandt de Oliveira a instalação do veículo de comunicação. Inicialmente, foi oferecida a instalação de uma emissora FM, com características musicais. Entretanto, Junqueira, afirmou que queria uma emissora AM, de notícias. Junqueira conta que foi no avião, quando sentado ao lado de um homem falador, descobriu os caminhos necessários para implantação da emissora, que mais tarde seria uma das mais fortes no jornalismo regional.

Oficialmente, a Rádio Centro Oeste foi fundada em um sábado, dia 28 de dezembro de 1974, quando sentados ao redor de uma mesa no Hotel Fiorini, foi firmado o primeiro contrato de fundação da emissora, com a participação de Valério Braun, Aurélio Sordi, Paulo Junqueira da Silva, José Wolschick Neto, Amélio Fiorini, Jorge Francisco da Silva, Archangelo Miguel Bugnotto, Darci Fiorini, Alexandre Grando e Pedro Afonso Biesdorf. Cada um adquiriu uma quota de 20 mil cruzeiros, perfazendo o total de 200 mil cruzeiros.

O atual sócio majoritário da Rádio Centro Oeste, Valério Braun, recorda que a sociedade estava entusiasmada com a ideia de uma emissora de rádio para disseminar a informação. “Para época, a comunicação era uma novidade. Só havia rádio em Palmitos, Chapecó e São Miguel do Oeste”.

Em pouco mais de três anos, o grupo formado, venceu o edital, ganhou a concorrência e instalou a rádio, que em 06 de setembro de 1978, entrou no ar em caráter definitivo. Os Estúdios foram instalados na Av. Brasília, 2º piso do atual Central Supermercado. O Parque de Transmissões na BR 282, atualmente onde se localiza a Sede Social, conhecida como Ninho dos Papagaios, operando com um Transmissor da Eletrônica Morato, de 250 Watts e em 1510 kHz.

Continue lendo...

O advogado e sócio da Rádio Centro Oeste, Claudio Pedro Utzig, lembra que a primeira transmissão da emissora foi a homenagem ao Dia da Pátria. “Foi puxada uma linha física direto da mesa de som do estúdio da rádio para transmitir o feito. Aquele fato foi um marco, um divisor de águas na comunicação regional”, recorda.

Os primeiros diretores da Rádio Centro Oeste foram Aurélio Sordi e Valério Braun. Em 1979, o jornalista Ernani Edison Horvath foi convidado a integrar os quadros da emissora. Neste mesmo ano, a emissora, obteve autorização para operar com potência de 1000 Watts.

Em 1987, ingressa nos quadros da emissora, Elmo Zanchet, para atuar na área financeira da emissora. Em julho de 1991, a Rádio Centro Oeste, dá mais um passo importante, transfere seus estúdios para instalações próprias, na Av. Belém nº 500. O prédio era considerado na época como um projeto arrojado, pela beleza arquitetônica e funcionalidade para os padrões do período.

Sentindo a necessidade de aperfeiçoar ainda mais seus serviços, e visando a automatização de seu Parque de Transmissões, no mês de fevereiro de 1996 a Emissora adquiriu uma nova área de terra, às margens da BR 282, entre Pinhalzinho e Nova Erechim, edificando aí, um moderno Parque de Transmissões, que foi inaugurado em dezembro do mesmo ano, todo automatizado, com uma nova torre de 48 metros, e uma malha de radiais, permitindo através de suas ondas, levar o nome de Pinhalzinho e dos municípios vizinhos, às regiões ainda mais distantes, atingindo com mais potência e qualidade de som, 11 municípios de sua área de abrangência, além do Norte do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Paraná.

Para proporcionar momentos de lazer, aos sócios e funcionários, em 2000, é edificada a Sede Social (Ninho dos Papagaios). Atualmente, o espaço é oferecido à comunidade para a realização de reuniões, jantares e o desenvolvimento de práticas esportivas.

Nestes 38 anos, a Rádio Centro Oeste figurou como empresa atuante no desenvolvimento da região. Participou de campanha na criação e instalação de municípios, como Águas Frias, Serra Alta, Sul Brasil e Bom Jesus do Oeste.
Em todos esses anos, mais de 100 pessoas integraram os quadros sociais da emissora. Muitas despontaram tornando-se lideranças regionais, como vereadores, deputados e prefeitos, entre eles, Fabiano da Luz e o deputado federal, João Rodrigues.

A Rádio Centro Oeste, tem audiência comprovada nos municípios de Pinhalzinho, Saudades, Cunhataí, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Águas Frias, União do Oeste, Jardinópolis, Irati, Sul Brasil, Serra Alta, Saltinho, Bom Jesus do Oeste , Modelo e Cunha Porã. Desde julho de 2006 está online, oportunizando ao ouvinte de qualquer ponto do planeta, acompanhar a programação da emissora, através do Site: www.rco.com.br, no qual neste mês de aniversário estará totalmente renovado, permitindo mais interação na programação, convergindo com as mídias sociais.

Ao longo de sua trajetória a RCO nunca se desencilhou de suas raízes, como empresa de comunicação e responsabilidade social. Manteve forte a marca na sociedade, com o jornalismo atuante e comunicadores participes da vida comunitária.

Em 2014, como parte de um projeto de expansão, a emissora adquiriu a Revista Mais Atitude, como mais um braço para fortalecer seu vínculo social.

Betania Braun

Direção

Andrei Carlos

Comunicador

Comitiva sertaneja

Bruna Giovana

Comercial/Marketing

Daniela

Comercial/Marketing

Ernani Edison

Comunicador

Mate e Viola

Eliéser Donhauser

Técnica / Social Media

Fabiano Rambo

Coord. Produção/Comunicador

Radar
Espaço Aberto
Grande edição

Fernanda Rohr

OPEC

Gilberto Bortese

Jornalismo/Comunicador

Rota musical
Resenha

Gilmar Bortese

Comunicador

Super Sábado

Greici Carla

Coor. Marketing/Comunicadora

Radar
Show da Manhã

Iria

Serviços Gerais

Ivan Carlos

Técnica / TI

Jaine

Recepção

Janete

Administrativo

Joninhas

Comunicador

Esquenta

Julia

Administrativo

Lizete Maria

Comunicação/Produção

Sincroniza

Milton José

Comercial/Comunicador

Sertão e Querência
Show da Manhã
Estação Rural e Fecoagro
Grande edição

Nilton Dioni

Comunicador

Domingo especial
#Sucesso

Prof. Neto

Comunicador

Espaço Aberto
Resenha

Roni Oliveira

Jornalismo/Comunicador

Jornal da manhã
Resenha

Roberto Lorenzon

Comunicador

Resenha

Ronaldo Souza

Comunicador

Som Brasil

Rodrigo Luiz

Comunicador

As bandas do sul
Hora Germânica

Sadi Link

Comunicador

A voz do Sertão

Tonin

Comunicador

Taliani Tuti Bona Gente

Waldir

Comunicador

Cordeona e Viola