Pinhalzinho confirma o 1° caso de dengue em 2021

As investigações apontam que a doença foi importada do Rio Grande do Sul

19 de Abril de 2021
  • Ouvir

    Pinhalzinho confirma o 1° caso de dengue em 2021

  • O 1° caso de dengue foi confirmado na última sexta-feira (16) em Pinhalzinho. De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente contaminado reside no Bairro Pioneiro e as investigações da vigilância sanitária apontam que não é um caso de transmissão comunitária - autóctone. A doença teria sido importada do estado do Rio Grande do Sul.   

    Após a confirmação do caso, a equipe de combate à dengue realizou o bloqueio de transmissão. “Em um raio de 300 metros da suspeita ou confirmação do caso, eliminamos todo e qualquer recipiente que possa acumular água. Já foi realizado para não haver mais criação do mosquito”, explica o secretário de Saúde, Cleomar Provenci.

    Em 2021 a Capital da Amizade registra 69 focos do mosquito Aedes Eagypty – com 19 casos suspeitos, 18 descartados e um confirmado. Além do bloqueio de transmissão, o coordenador da dengue, Claudir Collet, contou que está sendo realizado um trabalho de conscientização com a população pinhalense.

    “Estamos trabalhando muito a conscientização da população, para que eliminem alguns depósitos que porventura podem ter permanecido e ali ficado os ovos do mosquito que duram até um ano e meio. Temos organizado com a Dive do Estado para fazer o fumacê e eliminar os mosquitos adultos. Estamos iniciando o período de inverno, mas a preocupação é muito grande. As pessoas precisam eliminar todos esses depósitos”, alerta.

    O paciente que teve a doença confirmada foi atendido pelos profissionais da Unidade Básica de Saúde e conforme informações da Secretaria de Saúde, ele ainda está em recuperação domiciliar; o quadro é instável.

    Últimas notícias