Bombeiros falam dos cuidados dentro de casa durante o período de inverno

A grande parte das ocorrências de incêndio iniciam na parte elétrica ou por mal uso de fogões a lenha ou lareiras

Há 3d
  • Ouvir

    Bombeiros falam dos cuidados dentro de casa durante o período de inverno

  • Com a aproximação do inverno, os dias ficam mais gelados e as pessoas buscam alternativas para se aquecer. Muitos ficam ao redor do fogão a lenha ou de lareiras; outros preferem aquecedores, mas, é preciso ter cuidado para evitar sinistros com incêndios em residências. Segundo o Corpo de Bombeiros, a grande parte das ocorrências de incêndio iniciam na parte elétrica ou por mau uso de fogões e lareiras. O soldado Miozzo, alerta a população e deixa algumas recomendações para que esse tipo de acidente não aconteça.

    “Com o inverno chegando, as pessoas usam vários meios para se aquecer; lareiras, fogões, lençol térmico e aquecedor. Quando o aquecimento for a gás, os botijões precisam estar na área externa das edificações e não podem ser instalados próximos de ralos, pois, se acontecer vazamento, o gás fica acumulado e causa perigo. Ao sair de casa, recomendamos que os registros sejam fechados. Nos apartamentos é proibido usar o gás nos interiores e é importante verificar a validade da válvula e mangueiras”, explica Miozzo, que sugere abrir as portas e janelas da casa em situação de vazamento de gás.

    Outros meios de aquecimento são aquecedores e lençóis elétricos. O bombeiro pede para que fios não sejam emendados e se acontecer um princípio de incêndio, o fogo deve ser controlado com o uso de extintores. “São aparelhos que utilizam a eletricidade e por isso a rede precisa estar revisada para o uso correto dos equipamentos. Nunca jogue água em aparelhos energizados é preciso usar extintor. Se acontecer algo, a energia elétrica precisa ser desligada” disse o bombeiro.

    Miozzo apontou que a má instalação dos canos do fogão a lenha nos telhados pode ocasionar incêndio. Outra situação perigosa é deixar pedaços de lenha que estão sendo queimados para fora do fogão ou da lareira. “Precisa ter a separação ideal de distanciamento dos canos e o amadeirado do telhado. Antes de fazer o uso é preciso chamar um profissional para analisar a situação. A limpeza dos canos precisa ser periódica e jamais a lenha pode estar para fora do fogão ou lareira, pois, uma brasa pode começar o incêndio. A madeira precisa estar totalmente dentro do aparelho e após o uso, é preciso verificar que o fogo estava totalmente apagado”, alerta.

    Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros recomenda abandonar a edificação o mais rápido possível e acionar os socorristas através do 193. Quer ouvir as dicas do bombeiro? É só clicar no player! 

     

    Últimas notícias