EPAGRI registra até 80 mm de chuva na microrregião

Chuva favoreceu o desenvolvimento de cereais

14 de Setembro de 2021
  • Ouvir

    EPAGRI registra até 80 mm de chuva na microrregião

  • As culturas mais favorecidas com a chuva que caiu nas últimas horas na região Oeste catarinense são o trigo e as pastagens de verão. Conforme o gerente regional da EPAGRI, Mírcon Frühauf, o trigo está na fase de formação dos grãos e as pastagens estão crescendo. Além disso, a chuva foi importante para o plantio do milho e do fumo. Mesmo com o baixo volume de chuva nas últimas semanas, muitas lavouras de milho foram plantadas e estão na fase de germinação e desenvolvimento inicial. Mírcon explica que é importante a precipitação, pois, acelera o desenvolvimento, evitando menos ataques e interferência das pragas na plantação.

    “Fomos agraciados com uma boa chuva. Ela é importante principalmente para o trigo, que está na fase de formação de grãos, então a chuva é fundamental para ter umidade e formar os grãos. Foi importante também para as pastagens, estamos na fase em que começa a brotar e crescer as pastagens de verão. Além disso, temos o plantio do milho e do fumo. Como deu algumas chuvas, os produtores plantaram muitas lavouras de milho e elas estão na fase de germinação. A chuva vai acelerar o desenvolvimento e com isso, faz com que, haja menos ataque e interferência das pragas na cultura do milho”.

    O acumulado de chuva variou de 50 a 80 milímetros na região de Pinhalzinho e a previsão é que tenha mais chuvas nos próximos 15 dias. “Tem essa possibilidade de termos mais chuvas para as próximas semanas. Qualquer chuva que vier, é muito bem-vinda, pois estamos em um período de estiagem. Mesmo que for em volumes menores, vai ajudar a recuperar a retenção de água do nosso solo. É importante que as pessoas se preocupem com a economia da água e preservação”, avisa Mírcon.

     

    Últimas notícias