Saudades intensifica cuidados contra a dengue no feriado de finados

A lei proíbe o uso de plásticos ou vasos que não sejam adequados

28 de Outubro de 2021
  • Ouvir

    Saudades intensifica cuidados contra a dengue no feriado de finados

  •  

    Era um tempo que só se preocupava com o vírus do Covid-19. Com a mudança do clima a preocupação aumenta com os criadouros do mosquito da dengue. Em Saudades a Secretária de Saúde junto a Sala Epidemiológica buscam alternativas para evitar a propagação do Aedes Aegypti.

    Com a chegada do Dia de Finados lembrado no dia 02 de novembro, as ações se intensificaram com relação as fiscalizações em vasos de flores que são os maiores aliados para a criação do mosquito.  O Fiscal Sanitário do município João Gilberto Rosa, lembra que a partir da Lei n° 2.386 de 28 de julho deste ano, é proibido o uso de plástico ou enfeites em torno dos vasos de flores.

    - Foi feito todo um trabalho com os comércios que vendem vasos de flores e artefatos decorativos para o cemitério, para que oferecem produto somente que estão de acordo com a lei – pontua João.

    Além disso os dias que antecedem o feriado também terá intensificação nos trabalhos de fiscalização. “Esses trabalhos serão feitos onde a Secretaria de Saúde irá até os cemitérios tanto do Centro quanto da Juvêncio e dos interiores. Será colocado cartazes informativos, além dos digitais através dos agentes de saúde”, coloca o Fiscal Sanitário.

    No fim de semana que antecede o feriado, sábado (30) e domingo (31) montou-se um mutirão de voluntários para instruir as pessoas que frequentarão o cemitério. No dia após, quarta-feira, dia 03, a secretaria conta com o apoio da E.E.B Rodrigues Alves, que farão a limpeza para corrigir as irregularidades que ficaram.

    Ações de combate à Dengue no município

    Segundo o Fiscal Sanitário, Ivan Kercher, o município trabalha com o Plano Nacional de combate à dengue. São diversas atividades desenvolvidas ao longo do ano para diminuir ou então evitar a propagação do mosquito.

    - Nós estamos sempre a campo realizando o ciclo de tratamento que acontece a cada três meses, onde fiscalizamos 100% as residenciais, comércios e outros locais. Nessa atividade a gente aplica o larvicida que também é aplicado em cisternas, além disso, removemos qualquer recipiente que seja possível criadouro – explica Ivan.

    Saudades tem 114 focos de dengue

    Atualmente Saudades tem onze bairros, mais o Distrito de Juvêncio. De acordo com os fiscais sanitários, são 20 armadilhas espalhadas na área urbana do município, onde são fiscalizadas todas as segundas-feiras.

    Segundo os dados atualizados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica e divulgados através da Secretária de Saúde, o Vale da Hospitalidade tem um total de 114 focos encontrados. Destes, 112 são do mosquito Aedes Aegypti popularmente conhecido. Já os outros dois focos, são do Aedes Albopictus, conhecido como o mosquito tigre asiático.

    Últimas notícias

    4

    Papai Noel há 40 anos alegra Natal de crianças em Pinhalzinho

    Narciso José Maria, corre atrás de doces e brinquedos para doar ...leia mais
    Há 10h