Após 32 anos, mulheres ocupam juntas vagas no legislativo de União do Oeste

Ambas enfrentam desafios e trabalham pelo bem-estar da população

28 de Outubro de 2021

O mês de outubro de 2021 pode ser considerado um marco histórico para o Poder Legislativo de União do Oeste. Pela primeira vez, em 32 anos a Câmara de Vereadores conta com três mulheres atuando.

A parlamentar, Neuza Bergamaschi do PSD, explicou os grandes desafios no dia a dia do cargo, mas afirmou sempre estar preparada para representar a população. Sandra Niec Perondi também do PSD, comentou que ainda existe preconceito com a classe e algumas barreiras devem ser quebradas e o apoio da familia é fator primordial na política.

Atuou no plenário pelo período de 30 dias, Janete Centenaro Matté do PP, ela posiciona que muitas vezes faltam oportunidades e espaço para o público feminino.

Em julho, o Brasil ocupava a posição de número 140 no que se refere à participação política feminina, em ranking que contempla 192 nações pesquisadas. O país está atrás de todas da América Latina, com exceção do Paraguai e Haiti.

A Câmara dos Deputados possui apenas 15% de mulheres; e o Senado Federal,12%. Em âmbito municipal, 900 municípios não tiveram sequer uma vereadora eleita no ano passado.

 

Últimas notícias

4

Papai Noel há 40 anos alegra Natal de crianças em Pinhalzinho

Narciso José Maria, corre atrás de doces e brinquedos para doar ...leia mais
Há 10h