Historiadora pinhalense lança livro sobre a força da mulher

Leocádia Pavan, autora de “Versão Feminina: A Força da Mulher”, fará o pré-lançamento dia 30 de novembro

Há 7d
  • Ouvir

    Historiadora pinhalense lança livro sobre a força da mulher

  • A historiadora e escritora de Pinhalzinho, Leocádia Pavan, deixou a sala de aula, mas não o gosto pela história. O livro Versão Feminina - A Força da Mulher é resultado de um olhar atento às projeções sociais sobre a mulher. No trabalho, Leocádia coloca a mulher no centro de uma perspectiva histórica, relatando todo o desafio de ser e se tornar mulher em uma sociedade considerada machista. Em entrevista para a RCO, a autora contou que a ideia de escrever o livro surgiu após uma conversa entre amigas.

    “Ela manifestou o desejo de escrever o livro com a história dela e eu me prontifiquei para ajudar e começamos a discutir o que iriamos escrever. Nesse meio tempo, ela começou a trabalhar em um novo emprego, então ela sugeriu que eu escrevesse e ela se tornou uma das depoentes do livro. Comecei a escrever no início de 2020. A única personagem que tem no livro é a mulher, a mulher mãe, solteira, casada, viúva, avós e bisavós”.

    O livro contempla as transformações ocorridas na sociedade e as influências dessas transformações no cotidiano familiar, no papel da mulher, em suas lutas, desafios e conquistas ao longo da história. “Eu faço uma retrospectiva da mulher na história, desde os tempos primitivos até os tempos atuais. Eu relato sobre a força da mulher e como as mudanças econômicas, políticas e sociais influenciam a identificação da mulher no mercado de trabalho.

    Além disso, o livro pauta também a violência feminina e o sofrimento, perpassando o entendimento da conjuntura em que acontecem os fatos, as angústias internas e o despontar por dignidade, direitos e independência financeira como forma de superar conflitos e se reconstituir na mesma vida. “Eu me reporto sobre a questão de igualdade e identidade de gênero, bem como a história de vida das mulheres, através de depoimentos anônimos. Tem histórias de vidas, conquistas, relacionamento saudáveis e abusivos”, conta a autora.

    O projeto do livro foi viabilizado pelo Edital Municipal de Fomento ao Esporte e à Cultura de Pinhalzinho e o lançamento do livro será no próximo dia 30, na Câmara de Vereadores.

     

    Últimas notícias

    4

    Papai Noel há 40 anos alegra Natal de crianças em Pinhalzinho

    Narciso José Maria, corre atrás de doces e brinquedos para doar ...leia mais
    Há 10h