Hepatite misteriosa infantil: Enfermeira tranquiliza população

Ivanete Althaus pede atenção dos pais a possíveis sintomas

Há 4d
  • Ouvir

    Hepatite misteriosa infantil: Enfermeira tranquiliza população

  • Um tipo de hepatite aguda de origem desconhecida está acometendo crianças em ao menos 20 países. Muito severa, a doença não tem relação direta com os vírus conhecidos da hepatite, e 10% dos casos exigiu transplante de fígado.

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 29 de abril, mais de 200 casos haviam sido reportados no mundo, a maioria no Reino Unido. Houve relatos na Espanha, Israel, Estados Unidos, Dinamarca, Irlanda, Holanda, Itália, Noruega, França, Romênia, Bélgica e Argentina – grande parte em crianças de um mês a 16 anos, com uma morte relatada.

    No Brasil, conforme o Ministério da Saúde 16 situações suspeitas estão sob investigação, dois deles são no estado de Santa Catarina, nas cidades de Itajaí e Balneário Camboriú. A responsável pela Vigilância Epidemiológica no município de Pinhalzinho faz um alerta e pede atenção dos pais.

    Manifestações no corpo

    O mais importante é ficar atento aos sintomas, como diarreia ou vômito, e aos sinais de icterícia – quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas. Nestes casos, deve-se procurar atendimento médico imediatamente.

     

    Últimas notícias