Levantamento aponta que Pinhalzinho está com alto índice de dengue

50% das larvas foram encontradas em depósitos ao nível do solo

25 de Março de 2020
  • Ouvir

    Levantamento aponta que Pinhalzinho está com alto índice de dengue

  • O município de Pinhalzinho recebeu nesta quarta-feira, 25, o resultado do Levantamento Rápido Para o Índice de Infestação do Aedes (LIRA). A inspeção ocorreu entre os dias 9 e 13 de março, e a cidade está inserida em uma situação de alto risco. Ou seja, de cada 100 imóveis, 4,9 tem a presença de criadouros do mosquito com larvas. O resultado preocupa muito o setor epidemiológico, pois, Pinhalzinho já tem quatro casos confirmados e 10 pacientes ainda aguardam o resultado dos exames. 

    - Tivemos um resultado ruim, pois estamos em alto risco. Isso é muito preocupante, e por isso reforçamos a necessidade das pessoas vistoriarem e eliminarem os criadores em seus domicílios. Estamos em um período de isolamento social, e por isso, a nossa comunidade pode utilizar desse tempo para nos ajudar a controlar esse problema tão sério, que é a dengue – alerta a coordenadora de epidemiologia e enfermeira Ivanete Althaus.

    O levantamento apontou que 50% das larvas foram encontradas em depósitos ao nível do solo: em tambores, cisternas e caixas d'Água. Outros 35% foram notificados em garrafas, pratos e bebedouros de animais e, 14% das larvas foram descobertas em lixos e entulhos.

    Últimas notícias