Caixa inicia pagamento do saque emergencial do FGTS para trabalhadores nascidos em janeiro

4,9 milhões de trabalhadores receberão até R$ 1.045 por meio de crédito em Conta Poupança Social Digital

29 de Junho de 2020
  • Ouvir

    Caixa inicia pagamento do saque emergencial do FGTS para trabalhadores nascidos em janeiro

  • Mais de 60 milhões de trabalhadores terão direito ao Saque Emergencial FGTS de R$ 1.045. A Caixa Econômica Federal começou a fazer o pagamento nesta segunda-feira (29), para 4.9 milhões de brasileiros nascidos em janeiro. O novo saque tem como objetivo o enfrentamento do estado de calamidade pública, causado pela pandemia do coronavírus. O superintendente regional da Caixa no Oeste catarinense, Renato Scalabrini, explica que o complemento da renda estará disponível para todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas do fundo de garantia.

    “O saque é para todos os trabalhadores, diferente do Auxílio Emergencial, onde o beneficiado precisava comprovar outros requisitos. Aqui todos os trabalhadores, independente da renda tem direito a sacar até 1.045 reais de contas ativas ou inativas. Lembramos que não é necessário ir até uma agência da Caixa para demostrar interesse, é automático para todos”, explica Renato.

    Conforme a Caixa, os trabalhador que não tem interesse em sacar o recurso, até o final do mês de novembro, quando acabar o calendário de crédito, o dinheiro retornará automaticamente para a conta do contribuinte. “É um processo onde entendemos que terá muita eficiência, e buscando beneficiar todos os trabalhadores. Para quem não tem interesse em sacar o dinheiro, ao fim do calendário de pagamento ele retornará para a conta do fundo de garantia do trabalhador”, garante Renato.

    Assim como o Auxílio Emergencial do Governo Federal, a movimentação do valor do FGTS poderá, inicialmente, ser realizada por meio digital, com o uso do aplicativo Caixa Tem. O meio digital é para evitar aglomerações de pessoas nas agências, no entanto, a Caixa fará o pagamento em espécie ou por transferência para outros bancos, após 30 dias do início do crédito na Conta Poupança Social Digital.

    “Por exemplo, os nascidos em janeiro têm o dinheiro disponível na conta digital, mas para sacar em espécie, o dinheiro estará disponível somente no dia 25 de julho. É um tempo grande, mas entendemos que essa é a forma adequada para evitar o fluxo de pessoas nas agências.

    Últimas notícias