Vereador: conheça o papel e as funções desse representante político

Existem também alguns critérios para se candidatar ao cargo

13 de Julho de 2020
  • Ouvir

    Vereador: conheça o papel e as funções desse representante político

  •  

    Nas Eleições Municipais deste ano, os eleitores brasileiros irão às urnas para eleger representantes públicos para dois cargos: prefeito e vereador. O pleito está marcado para o dia 15 de novembro em 5.568 municípios espalhados pelos 26 estados do país. O número atual de aptos a votar é de mais de 148 milhões de pessoas.

    Mas você sabe qual o papel do vereador em cada cidade? Para entender um pouco mais sobre essa atribuição conversamos com a chefe do cartório eleitoral de Pinhalzinho Greyce Laske Mahl.

    Uma das missões é ouvir o que os eleitores querem para, então, propor e aprovar esses pedidos. Por isso, é importante que o eleitor acompanhe a atuação do vereador ao longo do mandato para verificar se o trabalho está sendo bem desenvolvido.

    Para tanto, os cidadãos podem ir às sessões legislativas ou mesmo conversar com os parlamentares, que devem manter um canal aberto para seus eleitores.

    Greyce explicou também quem pode se candidatar ao cargo e quais os critérios adotados, contextualizando sobre o total de vagas em uma Câmara Municipal.

    Ouça a entrevista no player.

    Últimas notícias