Mitos e verdades: curiosidades sobre o trânsito que você deve saber

Entrevista com o policial militar Marcelo Wundervald

12 de Janeiro de 2021
  • Ouvir

    Mitos e verdades: curiosidades sobre o trânsito que você deve saber

  •  

    Os motoristas sempre devem estar atentos ao fluxo de veículos e pedestres, respeitar os limites de velocidade, e observar todas as placas de sinalização, além disso há departamentos que regem as normas que estão no Código de Trânsito Brasileiro, mas nem tudo que ouvimos é verdade, pode ser mito, existem curiosidades.

    O policial militar Marcelo Wundervald que atua com projetos relacionados ao trânsito na região Oeste, repassa algumas dicas:

    - Dirigir sem camisa e descalço - É permitido dirigir sem camisa. Muitos motoristas desconhecem as leis de trânsito e por isso entram nesse dilema, mas o Código de Trânsito Brasileiro não reza nada a este respeito. Quanto a dirigir descalço, existe um artigo no CTB, o 252, que diz que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés. Caso contrário podem ser atribuídos 4 pontos em sua carteira de habilitação e multa.

    - Abrir muito a porta - Não pode, mas existem muitos desavisados que escancaram a porta e saem ou abrem muito ao desembarcar.

    - Jogar objetos e lixo em via pública - O artigo 172 é bem rigoroso sobre o assunto e pode lhe multar pelos mínimos objetos ou lixo jogado pela janela.

    - Grávida ao volante - Antes do oitavo mês não tem problema algum, contanto que se tomem os cuidados necessários, como todo motorista. O que pega neste caso é o mito de que só se podia dirigir até o quinto mês, mas é pura "balela", só não se pode a partir do nono mês para segurança do bebê e da grávida também.

    - Andar com veículo desligado - Muita gente não sabe, mas de acordo com o artigo 231 é proibido transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive. Portanto, andar na “banguela”, além de ser uma infração grave gera ainda uma multa.

    - Braço para fora do veículo - É multa, não pode! O artigo 252 é bem taxativo no que diz respeito a isso, mesmo para cumprimentar alguém na rua pode gerar uma infração média.

    - Acabou a Gasolina? - É multa na certa e está previsto no CTB, artigo 181. Impedir a via pública por falta de gasolina. É infração média e gera multa, portanto, tenham muita atenção antes de sair de casa, passe em algum posto próximo a você e evite demais transtornos.

     

    Últimas notícias