Como controlar os desafios mentais no esporte
Estudo aponta que atletas apresentam níveis de "média ansiedade"

Fala, atleta! Você já sentiu uma inquietação antes de um jogo, uma prova ou uma disputa? Isso é totalmente natural e chama-se ansiedade.
A ansiedade é uma reação normal do corpo que auxilia a nos preparar para enfrentar os desafios. Sendo causada por diversos fatores, como genética, ambiente, experiências pessoais ou até doenças físicas. Entretanto, quando intensa e por muito tempo, pode atrapalhar nossa vida pessoal, social e profissional.
O estudo de Oliveira e colaboradores (2024), que analisou o nível de ansiedade em jovens atletas de voleibol de quadra de municípios da Grande Florianópolis durante o período pré-competitivo, usando o Teste de Ansiedade Pré-Competitiva (SCAT), revelou que os atletas apresentaram níveis de "média ansiedade".
(Fonte: Oliveira e col. (2024))
Além disso, as meninas mostraram níveis de ansiedade significativamente maiores do que os meninos. Esses resultados também foram confirmados por outros estudos com atletas. Vale destacar que a ansiedade excessiva pode prejudicar o desempenho esportivo.
Mas, então, o que fazer para diminuir a ansiedade, especialmente antes da competição? Aqui vão algumas dicas:
- Pratique o autocuidado: dormir bem, reservar um tempo para cuidar da pele e dos cabelos, por exemplo;
- Realize atividades físicas: uma caminhada, natação, yoga — algo que não seja o esporte em questão, mas que ajude a aliviar o estresse;
- Mantenha uma alimentação equilibrada: com alimentos que estimulam a produção de serotonina, como frutas, verduras, castanhas e chocolate amargo;
- Pratique técnicas de relaxamento: meditação, mindfulness, respiração profunda ou até terapia psicodinâmica;
- Reserve momentos de lazer: ler um livro, ouvir música, assistir a um filme ou fazer atividades que te dão prazer;
- Procure ajuda profissional: psicoterapia, psicanálise ou terapias cognitivo-comportamentais podem ser muito úteis.
E não se esqueça de conversar com seus pais ou responsáveis sobre o que está sentindo. Eles certamente irão te apoiar da melhor forma possível. Além disso, compartilhe com seu treinador ou equipe técnica sobre sua ansiedade, assim você poderá melhorar seu desempenho e ajudar sua equipe também.
Lembre-se: cuidar da sua saúde emocional é fundamental para alcançar seus objetivos esportivos e pessoais!
Mais informações em:
OLIVEIRA, José Augusto de; e col. NÍVEL DE ANSIEDADE PRÉ-COMPETITIVA EM JOVENS ATLETAS DE VOLEIBOL DE QUADRA DE MUNICÍPIOS DA GRANDE FLORIANÓPOLIS. In: BRANCHER, Emerson Antônio; SALVATI, Denyse Orso (org.). Boas práticas na educação física catarinense 2024. Florianópolis: Conselho Regional de Educação Física - Cref3/SC,, 2024. p. 1-361.
Coluna "Esporte & Ciência" do Site Fala Atleta
Profa. Dra. Sabrina Fernandes de Azevedo
Servidora Efetiva da Secretaria de Estado de Santa Catarina