Árbitros: As pessoas mais decisivas do futebol brasileiro

Polêmicas viraram rotinas em cada rodada

10/10/2024, 19:19
Atualizado há 11 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/17d5e90233d13b436ee1e785dc91a4.jpeg
Por Felipe Eduardo
Arbitragem de Atlético-MG x Grêmio foi polêmica nesta semana (Foto: Gilson Lobo/IconSport)Arbitragem de Atlético-MG x Grêmio foi polêmica nesta semana (Foto: Gilson Lobo/IconSport)

O “craque” de muitos jogos do campeonato brasileiro vem se repetindo: o árbitro. Infelizmente esse assunto volta após todas as rodadas, pois polêmicas não faltam, independente dos times envolvidos. A pergunta segue sendo a mesma, são erros por inocência ou intencionais?

Bem, essa é uma pergunta que eu gostaria muito de responder que é inocência, o que pode acontecer muito em nosso esporte regional, já que os árbitros não têm a assistência da tecnologia e como seres humanos estamos propensos a erros. Mas a nível nacional com o auxílio do VAR, algumas decisões não têm explicações.

Não há um padrão, a interpretação de um é diferente do outro e a cada jogo decisões de campo são tomadas sem ter uma lógica e um padrão, parece cada um por si e Deus para todos. O árbitro é a autoridade máxima do futebol dentro de campo, porém a credibilidade desta figura tão importante está lá embaixo.

Alguns comentarista de TV criticam a arbitragem espanhola que nesta edição de La Liga está severa em relação com as reclamações e algumas atitudes, no entanto tem futebol, não fica um monte de jogador fazendo “bolinho” para reclamar de falta ou de cartão, o capitão do time fala com o árbitro caso seja necessário, há respeito.

Lá as decisões do VAR são rápidas. No Brasil levam vários minutos, muitas vezes ficam com medo de discordar do árbitro que está na cabine e lhe chamou para avaliar o lance e outras situações são inexplicáveis, onde quem perde é o futebol brasiliero.

Nesta semana um jogador da série B levou amarelo por dar uma carretilha. Gente, é um drible, uma forma de passar pelo seu adversário, não foi uma falta de respeito. É triste ver isso, ao invés de evoluirmos, parece que retrocedemos cada vez mais.

Como disse, o árbitro é a autoridade máxima do jogo, porém é quem menos tem que aparecer. Não são todos ruins ou com má intenção, porém eles precisam ter uma coerência e fazer o certo. Tenho certeza que muitos árbitros da região dão de dez em alguns do brasileirão.