Internacional tem as duas mãos na taça
Colorado deu um passo largo para o título do Gauchão após vencer o Grêmio na Arena

O Internacional venceu o Grêmio por 2 a 0 no jogo de ida da final do Gauchão, na Arena, em Porto Alegre, e deixou claro que está mais preparado e entrosado para conquistar o título estadual. O resultado, com um placar confortável, reflete a diferença de momento entre as duas equipes e projeta o time de Roger Machado como grande favorito para levantar o troféu.
O Colorado se mostrou muito mais organizado em campo. O conjunto do Inter, que já vem de uma sequência do ano passado e está mais preparado para as grandes decisões. A equipe se movimenta com mais confiança, cria boas jogadas e parece saber como jogar sob pressão. A vitória na Arena só reforça essa impressão: o time de Roger tem tudo para conquistar o título do Gauchão.
Já o Grêmio, que vive um início de trabalho sob a batuta de Gustavo Quinteros, está bem distante de se apresentar como um time de elite do futebol brasileiro. A equipe tricolor teve muitas dificuldades durante o jogo, não conseguiu criar oportunidades de perigo reais e foi facilmente controlada pelo rival.
Mais do que os aspectos técnicos, ficou evidente a falta de liderança e de uma postura mais agressiva em campo, algo essencial para um time que almeja disputar títulos. O Grêmio ainda tem um longo caminho a percorrer, e as falhas expostas nesta final do Gauchão evidenciam a necessidade de ajustes e de um trabalho muito mais intenso para alcançar o nível exigido para enfrentar times de maior calibre.
Villasanti vem sendo criticado pela falta de liderança (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O Inter, que já venceu o primeiro duelo por 2 a 0, se encontra com a vantagem no placar e a possibilidade de decidir em casa, o que coloca o Grêmio em uma situação extremamente difícil. A equipe do Internacional tem tudo para administrar o jogo de volta com sabedoria, garantindo que a taça do Gauchão fique com o time que demonstrou ser superior, não apenas no placar, mas no coletivo.
Entretanto, clássico é clássico, e como diz a máxima do futebol, "nunca está ganho". O Grêmio ainda tem a chance de tentar reverter a situação e no futebol tudo pode acontecer. Mesmo assim, será um grande desafio para o time tricolor conseguir dar a volta por cima em um cenário onde o Internacional está tão bem preparado e confiante.
A missão do Grêmio é difícil, mas, por mais que a vantagem do Inter seja significativa, o futebol nos ensina que nada está realmente decidido até o último apito do árbitro.