O futebol brasileiro virou apenas interesse financeiro

A seleção vem sendo o principal espelho disso tudo

08/07/2024, 19:37
Atualizado há 15 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/17d5e90233d13b436ee1e785dc91a4.jpeg
Por Felipe Eduardo
Dorival Jr não conseguiu nem entrar na roda dos jogadores antes dos pênaltis (Foto: Reprodução/Globo)Dorival Jr não conseguiu nem entrar na roda dos jogadores antes dos pênaltis (Foto: Reprodução/Globo)

Dói o coração escrever isso, mas o país do futebol está virando o país do interesse financeiro por meio do esporte que a maior parte dos brasileiros amam. O maior reflexo está na seleção brasileira, no entanto tudo começa nos clubes, nos quais hoje agem apenas como empresa e não mais como uma instituição com milhões de apaixonados.

Hoje em dia a maior parte dos clubes brasileiros pensam em revelar atletas e vendê-los para a Europa e poder fazer dinheiro. Sei que os times do Brasil vem se sobressaindo na América do Sul, mas estamos anos luz atrás da Europa. Esse “atraso” é porque perdemos a nossa essência, o do futebol alegre, de dribles, de uma defesa sólida e que não inventa moda.

Muitos dizem e eu repito. Uma vez os europeus tentavam copiar o nosso futebol, hoje nós tentamos copiar eles, no entanto sem nenhuma originalidade. Temos que jogar da forma que somos bons, não como é a moda. Ta parecendo Maria vai com as outras.

Ai o que acontece é que os clubes vendem cedo, os atletas “aprendem a forma europeia de jogar” e acabou o nosso futebol. As “promessas” que ficam no Brasil começam a se destacar com 20 e tantos anos, aí é sacanagem. Jogador tem que ganhar espaço com 17 ou 18 anos já, depois tu é ou não é jogador.

E outra, vimos um grupo de jogadores que nem abriram espaço para o treinador na roda antes dos pênaltis. A própria CBF leva amistosos para a Europa por interesse dos patrocinadores. É mais dinheiro e menos futebol.

Não vejo esperança em um curto prazo. Ou muda a mentalidade ou vamos continuar assim, sonhando com o antigo país do futebol, que a cada dia que se passa vai ficando apenas nas nossas memórias.