Pinhalzinho e seus projetos esportivos
Uma análise baseada na matemática, onde se soma, mas não se divide
Ajap, Pinhalense Futsal, Apeff, Associação Pinhalense de Voleibol, Escolinha de Base do Azuriz e agora o Santa Maria E.C. Esses são alguns dos projetos que movimentam e representam Pinhalzinho no cenário esportivo de Santa Catarina, fora as escolinhas da Fmec.
Bom, partimos do princípio que esporte é saúde, é desenvolvimento de pessoas e vários outros benefícios. Como diria o amigo Dolmar Frizon, uma cidade com um esporte forte é um bom lugar. Então ter vários projetos mostra a força de um local organizado e com credibilidade.
Agora vamos olhar para o outro lado. Pinhalzinho conta com muitas indústrias, comércio forte, grandes cooperativas e tem um poder público que gosta e investe no esporte, mas olha quantos projetos para um município com pouco mais de 20 mil habitantes.
Não quero de forma alguma olhar com negatividade, mas são muitos projetos buscando parcerias para se manter, isso divide patrocinadores e muitas vezes pessoas, esse é o ponto que quero chegar.
Podem existir 20 projetos paralelos, mas que haja união e não disputa entre si. Como diria aquele ditado, o sol nasceu para todos. As empresas não vão conseguir ajudar todos, talvez a população não irá acompanhar cada um, no entanto temos que nos orgulhar que talvez a grama do vizinho seja mais verde e não jogar veneno para estragar o que está dando certo.
Se todos estiverem unidos e compreenderem que cada um tem o seu espaço, pode ter certeza que todos vão crescer e se destacar na região e no estado, pois há muito material humano qualificado. É somar, não dividir.
Só para lembrar, quem apoia o esporte não gasta dinheiro, mas sim investe no futuro e destaca sua marca.