Estudar até o fim

Quem não estuda fica mais tempo ainda na escola

14/12/2023, 13:59
Atualizado há 5 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d8db895cc69cf3bc70581d353f0a61.jpeg
Por Ricardo Niquetti
 Estudantes que pegam exames precisam ficar dias a mais da escola (Foto: Freep!k) Estudantes que pegam exames precisam ficar dias a mais da escola (Foto: Freep!k)

Para muitas escolas as aulas findaram, o ano letivo possui apenas as arrumações habituais, os planejamentos vindouros e as lembranças do ano que chega aos seus últimos atos. Mas existe nos corredores um grupo de pessoas que tornam a educação algo misterioso, a saber, os estudantes em exame.

Esta classe é bem diversificada, o primeiro grupo que consigo mapear é daqueles que não aceitam esta condição, podemos chamá-los de os cavaleiros da justiça, pois consideram-se injustiçados e procuram na sensibilidade dos professores e professoras os pontos que faltam, ou ainda, nas filigranas da matemática, eles argumentam que o mínimo de pontuação faltante representa o máximo da injustiça, obviamente, poderiam ser chamados de unidos dos poucos décimos, ou lutadores pela flexibilidade matemática, este grupo já teve mais relevância, hoje apresenta poucos adeptos.

Existem também, aquele grupo que chamamos de arqueólogos, pois buscam na fala dos professores provas que sua nota poderia ser modificada, revisam todas as médias e trabalhos, buscando uma vertente para escaparem da condição, eles sempre se concentram em momentos passados como argumento em prol da liberdade da condição que se apresentam.

Outro grupo bem organizado, é os dos viajantes do tempo, geralmente são coesos, são estudantes que viveram um tempo na escola que não é o mesmo tempo dos professores e colegas, eles argumentam que nunca tiveram a matéria e juram que não estavam presentes nos dias que antecederam o ocorrido, mas agora vivem uma busca de um passado que acreditam ser importante, geralmente vivem essa mistura do tempo todos os anos.

Existe também os atletas de academia de final de ano, são estudantes que se preparam o ano inteiro para o evento dos exames, se esforçando muito para não entregarem trabalhos, não estudarem para as provas, ou conseguir aproveitar as oportunidades ao longo do processo, estes nessa época possuem o modo urgente de estudar, se conseguíssemos comparar, teriam a mesma lógica daquelas pessoas que faltaram o ano inteiro na academia e no final do ano realizam super treinos para conseguir o corpo verão. Estes estudantes atletas geralmente são numerosos e barulhentos e este pequeno grande esforço é o suficiente para acreditarem que a sua não aprovação será apenas um ato maldoso de algum professor ou professora cruel e desalmada.

Obviamente, e não menos importantes, existem os inventores, são aqueles estudantes que sempre inovam na construção de fórmulas para este período, que vão desde momentos no banheiro, frases em miniatura e inovações tecnológicas, tudo em nome da criação.

Já para finalizar, existe também os resignados, aqueles que já aceitaram a condição, os revoltados que não entendem porque estão passando por isso, mas os que mais se tornam populares atualmente são os apáticos, que vem nessa condição apenas mais uma tarefa protocolar de um período que não os chama mais a atenção, e estes são os que mais temos que nos preocupar, pois estes precisam de nossa atenção de uma maneira mais sensível.

Abraços a todos e ótimo estudos.