O Inter é uma charada envolta de um mistério
Foram duas partidas em casa e apenas um ponto somado
Winston Churchill, militar, estadista e escritor britânico que serviu como primeiro-ministro do Reino Unido de 1940 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, e um dos responsáveis pela vitória aliada, tinha como virtude a percepção de cenários, cito um exemplo, ele foi um dos primeiros a ver claramente o perigo nazista, porém quando perguntado sobre a Rússia, ele deferiu-o essa brilhante frase: “Não posso prever para os senhores a ação da Rússia. É uma charada envolta em mistério, dentro de um enigma”.
Assistindo o Inter e América-MG, e tendo na memória Inter e Coritiba, não tenho como não adaptar a frase de Churchill ao colorado: O Inter é uma charada envolta de um mistério, dentro de um enigma, todos que tem bom senso futebolístico, são raros, apontam que o Inter mereceu se classificar na Libertadores. Após isso veio a boa vitória no Grenal, veio os 7x1, a vitória contra o Vasco, e agora em dois jogos contra os lanternas, não conseguimos vencer.
Tudo parece fora de lugar, o fantasma começa a nos assombrar, o desânimo e as indefinições se aproximam, algo acontece na beira do Guaíba que fere qualquer lógica. Obviamente que existem tentativas de explicação, já escrevi sobre a soberba, a teimosia do nosso treinador, a falta de comando da direção, mas o enigma é maior, ou como explicar o gol do América, o surto coletivo do Coritiba, entre outras coisas.
Talvez a charada de tudo isso seja a próxima eleição, tomara, porém sou cético, acredito que nossa caminhada no purgatório seja ainda maior. Entretanto, nesta noite sombria em Pinhalzinho, véspera do dia dos mortos, fico repetindo e tentando entender esta sofrida frase: O Inter é uma charada envolta de um mistério, dentro de um enigma, e a chuva a seu jeito tenta responder.