O melhor sistema de jogo no futebol é o que ganha
Fala de Rubens Minelli precisa ser seguida pelo Inter
“O melhor sistema de jogo no futebol é o que ganha” (Rubens Minelli, técnico). Esta frase é central para entendermos o jogo do Inter ontem, jogamos para vencer, sem futebol bonito, sem correr muito, sem muita criatividade, contando com a sorte, mas vencemos.
Obviamente essa vitória é fundamental para a permanência na série A, olha que ponto chegamos à permanência é o grande objetivo vermelho, mas isso é outro assunto, a vitória ontem era fundamental, quase como um copo de água em meio ao deserto, e ela aconteceu.
Por isso, tem momentos que precisamos radicalmente fazer o simples, esse é um dos legados do gigantesco Rubens Francisco Minelli, o treinador Rubens Minelli, multicampeão, no colorado foi Bicampeão Brasileiro e Tricampeão Gaúcho, aqui destaco o OCTA gaúcho, que até hoje é a maior sequência de títulos do Rio Grande.
Minelli foi um treinador que soube formar ótimos times, que tinham na simplicidade sua argamassa, seu pilar central, fazer o simples é especialmente na visão deste gênio que nos deixou a pouco, controlar o ritmo da partida, por isso suas estratégias envolviam faltas, provocações, mas especialmente disciplina, criatividade e uma ousadia em acreditar que o jogo nos dará oportunidade para vencermos, precisamos estar atentos e preparados para conseguirmos aproveitá-las.
Além disso, ele inovou na preparação física, na construção tática, entre tantas outras coisas, mas especialmente na forma de pensarmos a partida, minimizando os erros e potencializando ao máximo as virtudes, Minelli soube usar a simplicidade como foco duradouro para conquistas, mas não tornando a simplicidade como humildade, mas como força para suportar as adversidades e alegria para criação de momentos iluminados.
O jogo contra o Bragantino teve o espírito do Minelli, acredito que ele talvez passou pela padre cacique, sentou no concreto do Beira-Rio para uma última olhada, o Inter obviamente não jogou nem de longe o futebol vivenciado entre 1974 e 1976, mas teve a objetividade certeira que o melhor treinador da história vermelha nos deixou de legado.
Cito para finalizar, outra frase do eterno treinador rubro: “Em futebol é necessário buscar a vitória sempre: um jogo que não se ganha, jamais poderá ser vencido no jogo seguinte.” Com esta obra de simplicidade e genialidade, deixo um desafio ao nosso time, manter essa estrutura objetiva nas 3 partidas que restam, porque o futebol não se brinca, especialmente com a matemática.
Obrigado por tudo Rubens Francisco Minelli, deste seu eterno fã.