Quem será o próximo prefeito de Pinhalzinho
Pleito eleitoral em outubro de 2024 definirá o sucessor de Cena na prefeitura
A disputa pela eleição que indicará o décimo quinto mandatário da cidade, cuja alcunha é a capital da amizade, está borbulhando nos bastidores. Existem várias certezas nessa eleição que se avizinha, uma delas é que os rumores e as dúvidas estarão presentes, até a definição completa pelos partidos, mas vamos alguns pensamentos que poderão ser temperos para o pleito futuro.
O primeiro deles, é que Pinhalzinho se tornou uma cidade chave para a dinâmica política regional, não apenas pela quantidade de votos, mas pela visibilidade que a cidade tem na região e no estado, esta força se deve em muito a alternância de partidos e o trabalho de ambas correntes para o bem da municipalidade.
Hoje comandar politicamente a cidade representa uma força de vanguarda e um enorme prestígio, influenciando diretamente na costura de eleições e acordos futuros, pois a cidade apresenta a inúmeros anos bons indicadores em diversas áreas sociais e econômicas.
Falando sobre economia, comandar Pinhalzinho, que apresenta um parque fabril forte e uma atmosfera cooperativista e de universidades única, é estratégico para futuros investimentos, assim ninguém do executivo municipal não deseja construir uma governança que articule estas hélices em prol de um legado.
A cidade possui também uma arrecadação municipal significativa, assim pode tornar o cargo uma vitrine para a carreira política, além de materializar projetos que em outras veredas seria impossível, e somando com uma esfera de funcionários concursados competentes, pode tornar o dia-a-dia do mandatário ou mandatária um laboro ainda mais potente.
Pinhalzinho é vitrine, assim sua eleição poderá articular forças além de seu território, em especial entre os partidos que deverão se enfrentar na eleição para governador em 2026, ou seja, a eleição não começou, mas o desejo faz com que a fervura a cada dia aumente mais.
Aguardemos as propostas e o ano de 2024 será longo em termos políticos.