SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
17
17ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Curiosidade

As andorinhas voltaram! Espetáculo atrai olhares em Chapecó

Orientação de especialistas é que todos tenham a sensibilidade com o fenômeno

Henrique PauloPor Henrique Paulo
21/03/2025 13:58Atualizado há 6 meses
WhatsappFacebook
As andorinhas voltaram! Espetáculo atrai olhares em Chapecó
Aves aparecerem na maior cidade do Oeste (Foto: Nicolas Finger)

No amanhecer e no fim de tarde, moradores de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, têm a oportunidade de assistir a um espetáculo incrível no céu de setembro a maio. Trata-se da revoada das andorinhas, que escolhem a cidade como ponto de parada em sua rota de migração. Mas, neste ano, o cenário ganhou uma trilha sonora especial, lembrando a canção do Trio Parada Dura: "As Andorinhas".

A Rua Clevelândia, é o ponto de encontro dessas aves migratórias. Milhares delas chegam à cidade a partir da época de reprodução, criando um espetáculo que encanta a todos. A revoada acontece principalmente no fim da tarde.

A bióloga Eliara Solange Müller explica que, em setembro, as aves estão mais concentradas em suas atividades de reprodução, com os casais cuidando dos ovos e filhotes em seus ninhos.

Publicidade

"A gente não vê esse grupo grande, porque cada casal estará no seu ninho, colocando os ovos, cuidando dos filhotes. Nos fins de dezembro, quando esses pássaros já conseguem voar, eles começam a se reunir em pequenos grupos", explica.