Viajante percorre mais de 1.500 km para cumprir promessa no Oeste
Jairo Araújo conheceu Nataniely Puntel e entregou para ela um cavalo em Mondaí

A história da família Puntel é, sem dúvida, uma verdadeira demonstração do poder da fé e da esperança. O que começou como um simples pedido a Nossa Senhora Aparecida se transformou em um milagre que tocou os corações de todos os envolvidos.
Nataniely Cristina Puntel, hoje com 13 anos, nasceu em 25 de janeiro de 2012 com uma condição cardíaca grave. O diagnóstico era claro: ela precisava passar por uma cirurgia ainda nos primeiros meses de vida. A preocupação e o medo tomaram conta de seus pais, mas em meio à aflição, o pai, Jair Antônio Puntel, fez uma promessa a santa: “Se ela se recuperasse, iriam até Aparecida do Norte para agradecer.”
E a milagrosa recuperação de Nataniely foi o começo de um novo capítulo na vida dessa família. Ela superou o procedimento e, com o tempo, sua saúde se estabilizou. Em gratidão, a família decidiu cumprir a promessa em maio do ano passado, quando finalmente fez a peregrinação até o Santuário, no estado paulista.
Durante a visita, Nataniely, fez um pedido especial. Ela escreveu um bilhete e o depositou na Sala dos Milagres. Seu pedido era simples, mas cheio de sonhos: queria ganhar um cavalo e voltar a competir em provas.
O que parecia ser um desejo distante e quase impossível de realizar tomou um rumo inesperado e mágico naquela mesma noite. No hotel onde estavam hospedados, a família encontrou um grupo de cavaleiros de Betim (MG), que haviam percorrido mais de 450 km a "galope" até Aparecida. Entre eles estava Jairo Araújo, um homem de coração generoso que, ao perceber a paixão de Nataniely pelos animais, se aproximou dela.
"Ela ficou encantada com os cavalos, e não pude deixar de conversar com ela. Quando soube do seu desejo, falei com sinceridade: ‘Vou te dar um cavalo de presente’", contou Jairo.
O compromisso foi feito e Jairo, mesmo com a distância de mais de 1.500 km entre Betim e Chapecó, não hesitou. Durante os próximos 10 meses, ele preparou o cavalo com dedicação e carinho, treinando-o para que estivesse perfeito no momento da entrega. E então, no feriado de Carnaval deste ano, ele viajou até Santa Catarina para realizar a promessa.
Quando Jairo chegou à propriedade da família Puntel em Mondaí, ele se ajoelhou no chão, emocionado, levantou as mãos para o céu e agradeceu por ter conseguido cumprir sua palavra.
Hoje, Nataniely segue bem de saúde. Ela faz acompanhamento médico regular e não precisa mais de medicamentos. O sorriso no rosto da jovem é a prova viva de que coisas boas acontecem.