PublicidadeTaça RCO

Doações de sangue aumentam 4,1% e Hemosc fecha 2023 em alta

99,8% do pedidos de foram atendidos pela entidade no último ano

Felipe Eduardo Zamboni
Por Felipe Eduardo Zamboni
10/01/2024, 19:03
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
O grupo Doação Pela Vida é um dos responsáveis na região por mobilizar doadores (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)O grupo Doação Pela Vida é um dos responsáveis na região por mobilizar doadores (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

A doação de sangue no Brasil é voluntária, mas um gesto de compaixão com o próximo pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Em Santa Catarina o Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) é o responsável pela coleta. Em 2023 a entidade terminou o ano com um aumento de 4,1% em comparação com 2022.

Segundo o Hemosc, o crescimento nas doações se dá devido a adesão da população nas campanhas que são feitas durante o ano. Foram 160.597 candidaturas para doar, sendo que 135.166 pessoas estavam aptas para o procedimento. Dessas, 5.123 foram doações de plaquetas por aférese.

Entre os doadores no último ano, 52% deles voltaram para fazer outras doações. Com esses números o Hemosc conseguiu atender 99,8% das solicitações de sangue feitas pelos hospitais e clínicas de Santa Catarina. De tal forma é possível realizar mais cirurgias eletivas em todo o estado.

Relacionadas: