ABIME SC articula aproximação histórica entre Santa Catarina e Cazaquistão
O encontro marcou o início de tratativas para a construção de um intercâmbio cultural
A Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica, seccional Santa Catarina (ABIME SC) protagonizou um7 movimento inédito ao promover um encontro entre lideranças políticas catarinenses e o Cônsul do Cazaquistão no Brasil, Peter –Michael Feist.
Os dirigentes estaduais da ABIME SC, Jair Montalban, Secretário de Turismo; a Diretora-Estadual, Cláudia Gomes e o Secretário-Executivo, Delamare de Oliveira Filho, conduziram o cônsul para uma visita aos gabinetes dos seguintes deputados: Alex Brasil; Maurício Peixer (líder do governo na Alesc); Fernando Krelling (vice-presidente da ALESC); Deputada Paulinha e da atual Secretária-Geral da Alesc, Marlene Fengler, ex deputada estadual.
O encontro marcou o início de tratativas para a construção de um intercâmbio cultural e institucional entre Santa Catarina e o país da Ásia Central. Na pauta das conversas, possibilidades de cooperação mútua nas áreas de comunicação, cultura, educação, turismo e desenvolvimento econômico.
O Cônsul Peter–Michael Feist destacou o interesse do Cazaquistão em fortalecer relações com regiões estratégicas do Brasil, como Santa Catarina, reconhecida por sua força industrial, cultural e turística.
“Queremos aproximar o Cazaquistão de Santa Catarina, e minha ideia é organizar junto a nossa embaixada mais reuniões com vários estados do Brasil e com o local dos encontros em Santa Catarina”, enfatizou o Cônsul.
Já os parlamentares manifestaram apoio à construção da futura comitiva catarinense que deve visitar o país cazaque para aprofundar os laços bilaterais.
Cláudia Gomes destacou que “a ABIME SC tem se posicionado como uma ponte estratégica entre diferentes atores da sociedade. Esta aproximação com o Cazaquistão é reflexo de um trabalho sério, feito em rede e com visão de futuro”.
Delamare de Oliveira Filho, ressaltou que este é um momento simbólico de grande valia.
“É um pequeno passo geográfico, mas um avanço gigantesco em termos de relações internacionais e visibilidade institucional para Santa Catarina e para a própria ABIME SC”.
Ao final dos encontros, o clima era de entusiasmo. Como afirmou o Secretário de Turismo da Abime SC, Jair Montalban, “este tipo de iniciativa mostra que Santa Catarina pode — e deve — pensar globalmente, sem perder sua identidade local”.
A diplomacia catarinense, liderada por uma entidade da imprensa, acaba de abrir uma nova janela para o mundo.
Jornalista Dela Oliveira
jornalistadelaoliveira@gmail.com