Chapecoense e Avaí são os finalistas do Campeonato Catarinense 2025
A decisão acontece nos dias 15 e 23 março

A Associação Chapecoense de Futebol e o Avaí Futebol Clube são os finalistas do Campeonato Catarinense 2025 e disputam o título estadual pela sexta vez na história. A decisão acontece nos dias 15 e 23 março.
A classificação do Verdão do Oeste aconteceu na tarde deste domingo, 9, em partida realizada contra o Joinville no Estádio Josué Annoni, em Xanxerê. Em tarde inspirada, Mário Sérgio marca duas vezes, assume a liderança da artilharia no estadual com 6 gols e coloca a Chapecoense na final do Campeonato Catarinense de Futebol 2025.
A Chapecoense venceu o Joinville por 2 a 1, com Marcinho marcando para o time da "Manchester catarinense", que hoje comemora seus 175 anos de história.
Já o Leão da Ilha, conseguiu a classificação à final da competição nos pênaltis, vencendo a sensação do campeonato, o Santa Catarina, de Rio do Sul, por 8 a 7, depois de empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar, em partida realizada no sábado, 8, no Estádio Alfredo João Krieck, em Rio do Sul.
O campeão será conhecido após uma partida de ida e outra de volta. A primeira acontecerá no dia 15 de março às 16h30min, no Estádio Josué Annoni, em Xanxerê.
A partida de volta, acontece no dia 23 de março, às 16h30min no Estádio Aderbal Ramos da Silva (Ressacada), pois o Avaí terminou a 1ª fase em 3º lugar e a Chapecoense, em 5º.
Será a sexta decisão entre Avaí e Chapecoense. Ao longo da história do futebol catarinense, o time do Oeste conquistou o título catarinense duas vezes em cima do Avaí (1977 e 2017).
Já a equipe da capital foi campeã do estado, vencendo a Chapecoense em três oportunidades (2009, 2019 e 2021).
Chegando às finais, Chapecoense e Avaí garantiram vaga na Copa do Brasil 2026. Há ainda uma terceira vaga para uma equipe catarinense, que será do campeão da Copa Santa Catarina.
Campeões catarinenses na história
18 títulos - Avaí e Figueirense
12 títulos- Criciúma e Joinville
7 títulos - Chapecoense
5 títulos - América e Metropol
4 títulos - Caxias
2 títulos - Brusque, Carlos Renaux, Hercílio Luz, Olímpico e Ypiranga
1 título- Atlético Catarinense, CIP, Externato, Ferroviário, Inter de Lages, Lauro Müller, Operário, Paula Ramos, Perdigão, Marcílio Dias
Jornalista Delamare de Oliveira Filho
falaatletaoficial@gmail.com