Governo de Santa Catarina cria Diretoria de Paradesporto na Fesporte
A criação da diretoria é uma medida pioneira no estado e representa um avanço concreto na valorização e no fortalecimento das políticas públicas

Em um marco histórico para o esporte catarinense, o Governo de Santa Catarina, oficializou a criação da Diretoria de Paradesporto na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). Para liderar esse nova Diretoria, foi nomeada Fayola Daiane Bueno da Silva, nomeada na noite desta quinta-feira, 12, no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina para ser a primeira Diretora do Paradesporto da Fesporte.
Fayola Silva, natural de Araraquara/SP, é professora de Educação Física, Especialista em Atividade Física e Esporte para pessoa com deficiência e cursando Licenciatura em Educação Especial Inclusiva no IFC Camboriú.
A reportagem do Fala Atleta, também conversou com a Diretora Fayola Bueno, que por meio de aplicativo de mensagem com a reportagem do Fala Atleta e enviou a seguinte declaração.
"A criação da Diretoria de Paradesporto na Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) é uma iniciativa importante para promover a inclusão e o desenvolvimento esportivo de pessoas com deficiência. A nomeação do governador para liderar essa diretoria é um passo significativo para garantir que os paradesportistas tenham acesso a oportunidades e recursos adequados".
E acrescentou: "A Diretoria de Paradesporto terá como objetivo principal promover e desenvolver o paradesporto no estado, oferecendo apoio e recursos para atletas com deficiência, além de trabalhar em parceria com organizações e entidades que atuam nessa área. A nomeação do governador para liderar essa diretoria é um gesto de reconhecimento da importância do paradesporto e do papel que ele desempenha na promoção da inclusão e do desenvolvimento esportivo. Esperamos que essa iniciativa seja um sucesso e que os paradesportistas sejam beneficiados com as ações e programas desenvolvidos pela diretoria", finalizou.
A criação da diretoria é uma medida pioneira no estado e representa um avanço concreto na valorização e no fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
Jeferson Ramos Batista, presidente da Fesporte, conversou com a reportagem do Fala Atleta e comentou a criação desta diretoria.
"A criação da Diretoria de Paradesporto gera uma demanda que estava muito tempo para ser atendida. O Governador Jorginho Mello teve a sensibilidade e o entendimento que seria importante neste momento, juntamente com o grande investimento no esporte de Santa Catarina que foram os programas e também o maior investimento da história da Fesporte. É um momento importante, a Fesporte passa por um grande momento e essa diretoria específica do Paradesporto, para pensar políticas públicas da pessoa com deficiência e automaticamente a inserção no meio esportivo. Sabemos que Santa Catarina é referência nacional no paradesporto e essa diretoria vem para poder agregar e fortalecer o Paradesporto", concluiu o presidente da Fesporte.
Com a nova estrutura, a Fesporte passa a ter uma diretoria exclusiva para planejar, coordenar e executar ações voltadas ao paradesporto, desde a base até o alto rendimento. O objetivo é potencializar talentos, ampliar o acesso, apoiar projetos regionais e oferecer melhores condições de treinamento, competição e visibilidade para os atletas paralímpicos do estado.
Jornalista Dela Oliveira
falaatletaoficial@gmail.com