Na escola estadual Teixeira de Freitas, no município de Alto Bela Vista, Meio-Oeste Catarinense, a escola com melhor nota do IDEB 2023, e a 4ª melhor escola pública do estado no Enem 2024, o Simulado aconteceu de forma tranquila, nesta quinta-feira, 2, para os 25 alunos da unidade escolar.
A manhã desta quinta começou com simulados de avaliação de aprendizagem para os 16 alunos da 3ª série do Ensino Médio. No período vespertino foi a vez dos 19 alunos do 9º ano do ensino fundamental a testarem seus conhecimentos e habilidades.
A escola conta atualmente com 116 alunos, 27 professores, 1 assistente técnico-pedagógico, 1 assistente de educação e uma diretora. Para a diretora geral da escola estadual Teixeira de Freitas, Andréia Rosana Raizer, os simulados são muito importantes para apontas as fragilidades dos estudantes e aprofundar o conhecimento a partir dos componentes curriculares.
A Profa. Andréia Raizer destacou. “Os simulados são muito importantes, pois nos apontam as fragilidades dos alunos e aprofundam o conhecimento baseado nos descritores de cada componente curricular em que se identificam as defasagens. Sem dúvida, é um momento de grande valor porque logo teremos a prova oficial do SAEB, um dos quesitos que definirá o índice do IDEB 2025. Não apenas pensando na nota, mas, em todo o processo ensino aprendizagem”, finalizou.
O município de Alto Bela Vista está localizado no Meio-Oeste Catarinense, limitando-se a leste com os municípios de Peritiba, Ipira e Piratuba, ao norte com o município de Concórdia, e ao oeste e sul com o Rio Grande do Sul.
Capital catarinense do Coalho, Alto Bela Vista conta com um pouco mais de 1800 habitantes e tem um IDH alto, 0,755.
O Simulado no Estado
O Governo de Santa Catarina realizou nesta semana, a terceira e última etapa dos simulados de avaliação da aprendizagem para 128 mil estudantes das turmas de 5º e 9° ano do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio das 1.038 escolas da rede estadual de ensino.
A iniciativa faz parte do Qualifica SC, do movimento Educação Levada a Sério, que tem como objetivo principal qualificar o processo de ensino e aprendizagem, buscando uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.
A Secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, destacou a importância desta avaliação.
“Hoje termina uma etapa fundamental do nosso processo de recomposição de aprendizagem dos estudantes da rede estadual, um dos principais focos do programa Qualifica SC. Vamos analisar os resultados para que possamos planejar e colher ótimos frutos de todo esse processo. A qualificação da aprendizagem é uma das grandes prioridades do nosso governador Jorginho Mello e estamos trabalhando diariamente para melhorá-la”.
Os simulados são uma oportunidade para reconhecer os desafios e impulsionar a recomposição das aprendizagens, utilizando dados reais como base e funcionando como uma ferramenta de apoio fundamental para as escolas.
Com eles, é possível diagnosticar a situação atual da aprendizagem dos estudantes em nível estadual, identificando tanto as habilidades que já estão consolidadas quanto as defasagens existentes.
Os resultados fornecerão dados comparativos entre o desempenho previsto e o real, informações vitais para que as ações de intervenção sejam mais assertivas.
** Com informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação
Jornalista Dela Oliveira / jornalistadelaoliveira@gmail.com