Em uma Sessão Solene Especial na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina nesta quarta-feira, 24, a Secretaria de Estado de Articulação Nacional (SAN), foi homenageado pelos seus 50 anos de história. A instituição foi criada em 1975 pelo então governador Antônio Carlos Konder Reis para ser a Representação do Estado em Brasília.
O governador Jorginho Mello e a vice-governadora, Marilisa Boehm, participaram de sessão solene especial e em seu discurso o governador ressaltou.
“Hoje nos reunimos para celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional. Meio século de história que fez da SAN a voz permanente de nosso Estado em Brasília e hoje liderada pela competente secretária Vânia Franco e pelo timaço que ela comanda. Estamos certos que a secretaria tem cumprido sua missão com firmeza e diálogo, buscando recursos, defendendo projetos e abrindo caminhos para que Santa Catarina esteja sempre presente nas decisões nacionais. Uma trajetória consolidada agora com coragem, dedicação e espírito público. Uma justa e merecida homenagem”, disse o governador.
Danieli Pinheiro, Secretária-Geral de Governo do Estado de Santa Catarina, também discursou e destacou a importância desta homenagem.
“É uma alegria enorme estar aqui para celebrar os 50 anos da Secretaria de Articulação Nacional, agora aqui em nossa Assembleia Legislativa. Há alguns dias em Brasília, houve uma homenagem muito especial e justa no Senado Federal. Mas hoje, aqui, é ainda mais simbólica por que é nesta casa que a história política de tantos catarinenses começou. E dentre eles, a do nosso governador Jorginho Mello, que foi deputado estadual por quatro mandatos, líder da bancada e chegou a presidência desta casa. Não é a toa que é reconhecido como o melhor governador do Brasil”.
Além do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, estavam presentes a secretária-geral de Governo, Danieli Pinheiro; o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes; a secretária da Educação, Luciane Ceretta; o líder do governo na Alesc, deputado estadual Maurício Peixer, o presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista, o procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes; o Procurador de Justiça, Andreas Eisele; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Alberto Civinski, servidores, colaboradores e demais autoridades.
Noite de homenagens
A cerimônia também foi marcada por homenagens com a entrega de placas comemorativas à Secretaria de Articulação Nacional (SAN); ao governador Jorginho Mello; à vice-governadora Marilisa Boehm; e à Secretária de Articulação Nacional Vânia Franco.
Colaboradores da SAN, que ao longo de sua trajetória dedicaram-se com profissionalismo e espírito público, foram homenageados com a entrega de certificados.
São eles: Márcia Regina Sbeghen; Stelamary de Oliveira Nunes; Roberto Machado Martins; José Henrique Francisco dos Santos; Janaína Valdíria Silveira de Freitas; Jaqueline Marmitt Cardias; Letícia Marianna Firmo da Silva; Nohlan Hubertus Scholzel; Denise Lacerda e Thyago Vieira Gonzaga.
Cinco ex-secretários da SAN que estiveram presentes no evento também receberam homenagens. João Carlos Grando; Neuto de Conto; Selma Westphal; Diego Goulart e Lourdes Coradi Martini, atual secretária adjunta da Secretaria de Articulação Nacional.
** Com informações extraídas do texto elaborado pela Assessoria de imprensa da Secretaria Executiva de Articulação Nacional
CONECTADO À NOTÍCIA – O MUNDO EM UM CLIQUE!
Jornalista Dela Oliveira / jornalistadelaoliveira@gmail.com