71 milhões de brasileiros tem compras parceladas

Consumidor prefere pagar à vista medicamentos, supermercado e serviços de beleza

28/09/2023, 20:22
Atualizado há cerca de 1 ano
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://cloudrco.com/rcoeleicoes/a92f676e23820ebfa4d2d25cb7cda74177863190.jpeg
Por Fabiano Rambo

A Confederação Nacional das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CNDL) fez uma pesquisa que mostrou que 71,1 milhões de brasileiros tem compras parceladas.  Parcelar e comprar pelo tamanho da parcela é uma prática comum entre a população nacional. O levantamento teve apoio do Serviço de Proteção ao Crédito, realizada Offerwise com 667 entrevistas, com margem de erro no geral de 3,8 p.p. para um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa mostrou que mais de 70% dos entrevistados possuem parcelamentos no cartão de crédito, seguido por empréstimo pessoal (25%), limite de cheque especial (22%), PIX parcelado (22%) e crediário (19%). A forma preferida de parcelar compras da maioria dos entrevistados é através do cartão de crédito, citado por 73%, seguido a distância pelo PIX parcelado (9%).

Os consumidores relataram preferir pagar a vista serviços de beleza e farmácia. Quanto ao tipo de pagamento, 43% usam o PIX para pagar serviços de estética e 17% o cartão de débito, quando se trata de mantimentos e compras de supermercado; 33% dos consumidores utilizam o cartão de débito e 18% o PIX. Observa-se um crescimento exponencial no uso do PIX, no qual o Banco Central registra mais de 650 milhões de chaves cadastradas. Só em julho de 2023, o pagamento instantâneo movimentou R$3,5 bilhões.

O desafio do consumidor ainda é a educação financeira. Na hora de tomar empréstimos, quase 20% dos tomadores de crédito não pesquisam taxas de juros. Ou seja, fazem as contas de acordo com o tamanho da parcela e não com o montante a ser pago/devolvido ao banco. Ressalta-se que 52% dos entrevistados da CNDL dizem comprometer até 75% da sua renda com pagamento de dívidas em atraso.

Não debalde que o país tenha quase 80% das famílias endividadas.