SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
29
29ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Fabiano Rambo

A força política do Oeste

A região assume protagonismo político em SC enquanto cresce a disputa pelo comando partidário

16/09/2025, 00:17Atualizado há 2 dias
A força política do Oeste
Líderes do Oeste estão em destaque no cenário político estadual (Foto: Reprodução/Internet)

Não é mais possível ignorar: o Oeste catarinense se consolidou como o verdadeiro epicentro da política estadual. A posse do deputado estadual Fabiano da Luz como presidente do PT-SC, no último sábado (13), em Lages, é mais uma confirmação de que a região deixou de ser coadjuvante para assumir papel de protagonista.

Ex-prefeito de Pinhalzinho e hoje deputado estadual, Fabiano é de uma nova geração de lideranças oriundas do interior. Sua trajetória — que inclui dois mandatos municipais e a liderança da bancada petista na Assembleia Legislativa — mostra que o Oeste não só revela quadros consistentes, como também os projeta com força.

Eleitoralmente, seu partido, o PT, tem cerca de 15% da preferência do eleitorado. E caberá a Fabiano conduzir a agremiação para refazer o feito de 2022, quando o partido – pela primeira vez na história – disputou o segundo turno para governador.

Publicidade

Fabiano da Luz não é um caso isolado. O PSD catarinense também está sob o comando de um oestino: Eron Giordani. Nascido e criado em Faxinal dos Guedes. Este também no epicentro das decisões mais complexas da política catarinense. Caberá a ele estrategiar e conduzir o PSD para o sucesso da candidatura de João Rodrigues, prefeito de Chapecó, em seu desejo de se tornar Governador de Santa Catarina.

Jorginho Mello (PL) também é do Oeste. Nascido em Ibicaré, mas com sua trajetória política toda firmada no Vale do Rio do Peixe. O governador busca a reeleição.

A eleição de 2026 será marcada pela força política do Oeste, cujo fenômeno não é obra do acaso. Entretanto, espera-se que não seja somente um momento, mas um movimento político de longo prazo. Pelo contexto, o centro gravitacional do poder estará por aqui.

Deputado cobra investigação rigorosa sobre ameaças ao governador

O deputado estadual Ivan Naatz (PL), aliado do governo na Alesc, se pronunciou nas redes sociais sobre as supostas ameaças de morte feitas contra o governador Jorginho Mello (PL) em um grupo de WhatsApp.

Para Naatz, o caso não pode ser minimizado em um cenário de crescente violência e acirramento político, tanto no Brasil quanto no exterior — lembrando o episódio recente nos Estados Unidos.

“Não se pode tolerar que homens públicos sejam ameaçados simplesmente por terem uma ideologia ou posição política forte e definida. É um absurdo contra a democracia e o livre debate de ideias”, afirmou o parlamentar.
Ele disse ainda confiar na apuração da Polícia Civil catarinense, que deve esclarecer todos os fatos.

Disputa ao TJSC pelo quinto constitucional da OAB entra na reta final

A corrida por uma vaga de desembargador no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), pelo quinto constitucional da OAB, movimenta o meio jurídico e político desde agosto e caminha para a etapa decisiva.

Na próxima quinta-feira (18), às 15h, a sede da OAB-SC, em Florianópolis, recebe a sabatina pública com os 12 candidatos inscritos, que terão tempo para apresentar suas trajetórias e responder a questionamentos.

Já no dia 6 de outubro, os advogados regularmente inscritos na ordem participarão da votação facultativa que definirá a lista sêxtupla. Essa relação será submetida a votação secreta dos desembargadores do TJ, resultando na lista tríplice a ser enviada ao governador para a escolha final.

Entre os nomes mais comentados estão o do deputado estadual Ivan Naatz e do ex-procurador-geral do Estado Marcio Vicari.