
A Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc) vai realizar, no próximo dia 11 de dezembro, a Assembleia Geral Ordinária que definirá a nova diretoria da entidade para o ano de 2026 e dará encaminhamento às principais decisões administrativas e estatutárias para o próximo ciclo. Os vereadores e vereadoras associadas também analisarão propostas de alteração do Estatuto Social, bem como a prestação de contas e o relatório de atividades referentes ao exercício de 2025. Todas as pautas constam no Edital nº 01/2025.
A reunião seguirá o modelo de dois chamamentos. A primeira convocação está marcada para as 18h30, exigindo quórum mínimo de um terço dos parlamentares representantes das câmaras filiadas. Caso o quórum não seja atingido, a segunda chamada ocorrerá às 19h, podendo deliberar com qualquer número de presentes.
O presidente da Acamosc, Caciano Sartori, vereador de Palmitos, destaca que 2025 foi um ano decisivo para o fortalecimento institucional da entidade.
"Foi um ano de trabalho intenso e de muitas conquistas para nossa instituição: a conquista do terreno doado pelo Município de Chapecó, a aprovação da lei de utilidade pública estadual pela ALESC e a aproximação dos vereadores junto à Acamosc. Exercemos com total dedicação e empenho de nossa equipe técnica nossa missão principal, que é ser a casa de apoio e fortalecimento dos Legislativos municipais do Oeste Catarinense”, disse o atual presidente.
Caciano Sartori é o atual presidente da Acamosc (Foto: Ascom)Sartori também relembra as capacitações promovidas ao longo do ano, voltadas a vereadores e servidores legislativos, com temas como orçamento público, processo legislativo, ética e comunicação. Para ele, a escolha da nova diretoria será determinante para ampliar o trabalho desenvolvido.
“Convidamos todos os associados a participar deste momento crucial para escrevermos, juntos, o próximo capítulo da ACAMOSC”, afirma.