Aeroporto de Pinhalzinho passa a integrar plano aeroviário catarinense

O Aeroporto de Pinhalzinho vai passar a integrar o Plano Aeroviário Catarinense

19/10/2023, 00:45
Atualizado há 7 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d071501903f76cccc92b9b07b61622.jpeg
Por Fabiano Rambo
Aeroporto de Pinhalzinho passa a integrar plano aeroviário catarinense (Foto: Alesc)Aeroporto de Pinhalzinho passa a integrar plano aeroviário catarinense (Foto: Alesc)

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (18/10) em uma reunião no gabinete do deputado estadual Marcos Vieira, com a participação de empresários de Pinhalzinho, o prefeito Mário Woitexen, Cena, o deputado Marcos Vieira, o secretário de Estado de Portos, Ferrovias e Aeroportos Beto Martins e o secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert.
Com essa confirmação, será mais ágil o processo de homologação junto aos órgãos federais e liberação de recursos para a construção de uma pista de pouso, assim como outros equipamentos. “É um grande avanço para o nosso aeroporto, pois teremos condições de termos um aeroporto que atenda às necessidades do nosso Extremo Oeste, além de ser uma opção para quando o aeroporto de Chapecó estiver fechado, por exemplo”, disse o deputado Marcos Vieira durante a reunião.
Para o prefeito Cena a mobilização das lideranças junto com a participação do deputado Marcos Vieira é fundamental para que este sonho saia do papel. “A prefeitura de Pinhalzinho quer ajudar a viabilizar este aeroporto e atender a uma demanda do empresariado da região, por isso não estamos medindo esforços para que o aeroporto seja uma realidade”, disse o prefeito Cena.
De acordo com o secretário Beto Martins um aeroporto regional leva desenvolvimento e deve ser incentivado. “Já determinei que nossa equipe, em duas semanas, vá ao aeroporto e comece os estudos. Também que a equipe que está elaborando o Plano Aeroviário Catarinense anexe o aeroporto no nosso plano”, esclareceu Beto Martins.
Para a construção de uma pista que atenda as necessidades regionais, a estimativa é a de que precise de R$ 16 milhões. “Temos diversos empresários com disposição de começar a usar o aeroporto e expandir os negócios, levando desenvolvimento para Pinhalzinho e para a região”, disse o empresário Luiz Zagonel, que é presidente do aeroclube que administra o local.
O deputado Marcos Vieira finalizou dizendo que vai continuar as conversas com o Governo do Estado para que se viabilize os recursos necessários para a construção da pista.

Empresários que participaram do encontro.
Vilson Hermes – Empresa Grupo DASS
Luiz Zagonel – Empresa Zagonel
Sérgio Luiz Matte – Diretor Regional da Facisc e empresa Fogões Clarice
Juliano Kolankiewicz – Engenheiro Civil da prefeitura de Pinhalzinho