Alesc: candidatura de Júlio Garcia a presidente se fortalece
O deputado é respeitado por todos os Poderes, por ser articulado e equilibrado nas decisões
Um quarto mandato de presidente da Alesc para o deputado Júlio Garcia (PSD) começa a se desenhar com mais força dentro do parlamento. Garcia é um dos mais experientes parlamentares de Santa Catarina.
Constituinte aos 39 anos e presidente da Alesc, pela primeira vez, em 2005 até 2008, o deputado é respeitado por todos os Poderes, por ser articulado e equilibrado nas decisões. Em 2022, voltou para a casa de leis depois de se aposentar como Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE).
Júlio Garcia tem recebido apoio de diversas bancadas dentro da Alesc para exercer a função de presidente, a exemplo do Progressistas, Novo, União Brasil e PSDB, além de seu próprio partido, o PSD, que soma os votos de Napoleão Bernardes e Mário Motta. Em breve, o PT deve anunciar apoio a Garcia. O deputado Fabiano Da Luz já o fez publicamente na Rádio Centro Oeste.
De maneira isolada, Ivan Naatz (PL) também já firmou voto no parlamentar mais longevo da Alesc. O deputado Napoleão Bernardes considera Júlio preparado para um quarto mandato e o partido fechado com as prioridades do Estado.
“É fácil trabalhar com gente preparada. O Deputado Júlio sabe ouvir e atender prioridades. Nós do PSD estamos felizes com sua decisão de abrir esse canal de diálogo na Assembleia Legislativa. Nossa bancada está unida nesse projeto".
Interferência e acordo
Jorginho Mello (PL) deverá deixar o tema presidência da Alesc para os deputados. Nada mais justo. É um processo interno, política interna do parlamento. O governador até ensaiou. Entretanto, em várias ocasiões não conseguiu emplacar, até o momento, uma candidatura viável, capaz de unir a maioria dos partidos em torno deste nome.
Na política uma quebra de acordo é imperdoável. Garcia é o parlamentar da vez. Em 2022, abriu nova oportunidade ao deputado Mauro De Nadal (MDB) para ser presidente por dois anos. Há um sentimento dentro do parlamento que o acordo precisa ser cumprido. Júlio Garcia tem comportamento republicano, principal qualidade a ser esperada para o presidente da Alesc.
Fora deste contexto, por ora, tudo não passa de especulação ou interesse.