Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Audiência pública vai debater estadualização do trajeto entre Pinhalzinho e União do Oeste

A incorporação da estrada que liga Quilombo e Jardinópolis também será discutida no evento, promovido pelo deputado Altair Silva

24/04/2025, 12:21
Atualizado há 4 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://cloudrco.com/rcoeleicoes/a92f676e23820ebfa4d2d25cb7cda74177863190.jpeg
Por Fabiano Rambo
Altair Silva foi o proponente da audiência pública (Foto: Ascom)Altair Silva foi o proponente da audiência pública (Foto: Ascom)

No próximo dia 22 de maio, às 14h, uma audiência pública em União do Oeste colocará em pauta a estadualização das estradas que conectam os municípios de Pinhalzinho, União do Oeste, Jardinópolis e Quilombo. O evento, promovido pelo deputado estadual Altair Silva (PP), acontecerá no auditório da Escola de Educação Básica São Luiz e deve reunir prefeitos, vereadores, agricultores, lideranças comunitárias e representantes de cooperativas da região.

A proposta busca transferir ao Governo de Santa Catarina a responsabilidade sobre as vias que hoje pertencem aos municípios e são, em sua maioria, estradas de terra. Segundo Altair Silva, a medida é essencial para viabilizar investimentos em infraestrutura, especialmente a tão esperada pavimentação asfáltica.

“Essa é uma rota estratégica para o escoamento da produção agropecuária. A estadualização é o primeiro passo para garantir recursos estaduais e, no futuro, melhorias significativas na malha viária”, afirmou o parlamentar.

Atualmente, a manutenção das estradas é feita pelas prefeituras, que enfrentam limitações orçamentárias e operacionais para lidar com a demanda. Com a mudança, o Estado passaria a ter condições legais e financeiras de investir na recuperação e modernização das vias, beneficiando diretamente o setor produtivo.

Vereadores dos municípios envolvidos buscam estadualização de via (Foto: Divulgação)

A região, fortemente marcada pela atividade agrícola e pecuária, é produtora de leite, suínos, frango e grãos. Em períodos de chuva, as condições precárias das estradas dificultam o transporte da produção, elevam os custos logísticos e colocam em risco a segurança dos usuários.

“O objetivo da audiência é escutar a comunidade, acolher sugestões e, junto com as lideranças locais, construir um caminho viável para garantir avanços estruturais que impulsionem a economia regional”, destacou o deputado.

Ouça ao vivo