Capacitação sobre transporte de maquinários agrícolas chega a 80 municípios catarinenses
Deputado Altair Silva (PP) defende o trânsito seguro e comemora a nova resolução do Contran

Os agricultores catarinenses agora terão acesso a uma capacitação inédita sobre o transporte seguro de maquinários agrícolas. A iniciativa, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar-SC), conta com o apoio do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc). O treinamento, que será realizado em 202 turmas distribuídas por 80 municípios, atende a nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O deputado Altair Silva (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa de SC, destacou a importância da capacitação ao anunciar o início dos cursos durante a Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, na última quarta-feira (20). “Muitos agricultores não estavam cientes das novas regras e corriam o risco de terem seus equipamentos apreendidos. Esse curso garante que possam transportar seus maquinários de forma segura e dentro da legalidade”, afirmou.
Uma demanda do campo para o campo
A necessidade do curso surgiu a partir de relatos de produtores que tiveram maquinários apreendidos ao trafegar por rodovias catarinenses. Em resposta, a Comissão de Agricultura da Alesc organizou audiências públicas em diversas regiões do estado, ouvindo sugestões dos trabalhadores rurais. O material coletado foi entregue ao Congresso Nacional e ao Ministério dos Transportes, contribuindo para a publicação da nova resolução do Contran.
As mudanças flexibilizam regras para o trânsito de maquinários agrícolas, ampliando as dimensões permitidas dos equipamentos, a distância que pode ser percorrida e estabelecendo novas diretrizes de segurança.
“Todo nosso trabalho foi recompensado com essa conquista. Agora, além da regulamentação mais justa, garantimos que os agricultores tenham a orientação necessária para evitar penalizações”, concluiu Altair Silva.
Com a capacitação, o objetivo é fortalecer a segurança no transporte de equipamentos agrícolas e proporcionar mais tranquilidade aos produtores, assegurando que as mudanças na legislação sejam amplamente conhecidas e aplicadas no dia a dia do campo.