Cooper Itaipu: 56 anos de histórias que alimentam sonhos e transformam vidas
Café com o presidente marcou as comemorações em todos os municípios de atuação da cooperativa

Há 56 anos, nascia um projeto que mudaria para sempre a história do Oeste catarinense: a Cooperativa Regional Itaipu. Fundada em 1969, após a união das cooperativas mistas Pinhalense e Modelense, a Cooperitaipu foi sonhada e construída por mãos que acreditaram na força da cooperação para transformar a realidade no campo e nas cidades.
Hoje, o sonho virou potência: são mais de 3,5 milhões de sacas de grãos movimentadas a cada ano, 8.500 sacas de trigo processadas por dia, 48 filiais, atuação em 13 ramos de negócios e um faturamento superior a R$1,8 bilhão. Um crescimento sustentado por investimentos que já ultrapassam R$100 milhões, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de toda a região.
Celebrar juntos: o que nos une é muito maior
A celebração dos 56 anos reuniu associados, parceiros e comunidades em uma série de eventos especiais. Em Pinhalzinho, o "Café com o Presidente" foi um momento de reencontros e homenagens. Autoridades, lideranças e representantes de entidades como a APAE e a Associação Pinhalense de Futsal estiveram presentes, entregando lembranças em reconhecimento ao compromisso social da cooperativa.
Mais do que números, a Cooper Itaipu celebra pessoas: agricultores que confiaram seu trabalho a uma ideia coletiva, colaboradores que constroem a excelência todos os dias e comunidades que crescem juntas, fortalecidas pela união.
Orgulho do passado, compromisso com o futuro
Em discurso carregado de emoção, o presidente Arno Pandolfo homenageou os pioneiros e reforçou a importância do cooperativismo para a sociedade.
“Foi uma ideia feliz constituir a cooperativa. Hoje, ela é parte essencial da nossa sociedade”, afirmou.
Com otimismo, Pandolfo destacou a boa perspectiva para a safra de cereais e o cenário favorável para o agronegócio brasileiro, vislumbrando novas oportunidades diante da tensão comercial entre Estados Unidos e China.
Entre os grandes marcos recentes está a modernização de todas as unidades da cooperativa e o investimento em um moinho que se tornou um dos mais modernos do país, símbolo de inovação e eficiência.