Dado mais um passo importante para a implantação do aeroporto de Pinhalzinho

Secretário Beto Martins confirmou á RCO que documentação foi entregue a Secretara de Aviação Civil do Governo Federal

02/04/2024, 18:41
Atualizado há 20 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/d071501903f76cccc92b9b07b61622.jpeg
Por Fabiano Rambo
Local onde ficará a estrutura (Foto: Divulgação)Local onde ficará a estrutura (Foto: Divulgação)

Mais um passo importante para consolidar a implantação oficial do Aeroporto de Pinhalzinho. O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, em entrevista ao Radar da RCO nesta terça-feira (02) confirmou a entrega do projeto de estruturação á Secretaria de Aviação do Governo Federal.

Os documentos solicitam a análise do órgão federal objetivando a emissão de outorga junto ao Governo do Estado de Santa Catarina para exploração dos novos aeroportos. A atividade relativa à exploração de infraestruturas aeroportuárias públicas no país é conferida originariamente à União, a qual pode repassar aos estados esta incumbência.

Martins ressaltou o esforço o Estado para estruturar e viabilizar a aviação regional em Santa Catarina. Segundo ele, além do projeto de Pinhalzinho também foi encaminhado o de Rio Negrinho, na região norte. Em breve, a SPAF deve entregar a mesma documentação para o aeroporto de Itapiranga, já incluso no Paesc.

Pinhalzinho está com seu projeto em estado avançado de discussão. A área possui viabilidade técnica e o terreno já é público. Esta semana, existe a expectativa do prefeito Mário Afonso Woitexem (Cena) assinar o convênio com o Governo do Estado para a liberação de R$8 milhões para o aeroporto do município.

O projeto prevê asfaltamento da pista e cercamento do terreno, considerado passo importante para autorização da implantação.