Deputado Mauro vai priorizar na Bancada do Oeste ações para agricultura e infraestrutura
A troca de coordenação aconteceu nesta quarta-feira (26) em reunião dos oito parlamentares

O ex-presidente da Alesc e atual presidente da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, Mauro De Nadal (MDB) foi escolhido como novo coordenador da Bancada do Oeste, a pioneira no agrupamento de deputados em prol de objetivos regionais comuns. Nadal sucede a deputada Luciane Carminatti (PT), que coordenou o grupo entre 2024 e início de 2025.
A Bancada do Oeste conta com oito deputados de diversos partidos. Mauro participa da iniciativa desde a data da criação, em 2019.
“A Bancada do Oeste é muito atuante. Nós elencamos assuntos prioritários de trabalho, ouvimos a sociedade e fazemos encaminhamentos. Temos também pautas positivas que queremos, nesse novo momento, mostrar à sociedade as conquistas da Bancada do Oeste. Vai ser um trabalho bem intenso em que se percebe esta unidade de todos os nossos deputados”, destacou o novo coordenador.
O novo coordenador terá o compromisso de continuar a liderar os deputados em busca do atendimento das demandas do Oeste, a exemplo da manutenção das rodovias, aumento do atendimento na rede de saúde pública e atenção ao setor produtivo rural, como ampliação da rede trifásica e internet para o campo.
Avaliação
A deputada Luciane Carminatti (PT) ao findar seu ciclo como coordenadora apontou avanços conquistados em conjunto pela bancada. Comemorou, por exemplo, a abertura de novos leitos e investimentos no Hospital Regional do Oeste, a ampliação do Estrada Boa, com melhorias nas SCs e, mesmo de maneira ainda lenta, a ampliação da rede de energia elétrica trifásica rural.
“O trabalho continua. E agora com o deputado Mauro não tenho dúvida de que todas as pautas pendentes elas ganham força até pela condição de nós termos o ex-presidente da Alesc como coordenador”, destacou Luciane.
Prestigiado
O deputado Mauro está prestigiado. Além de estar a frente da Bancada do Oeste e da Escola do Legislativo, o parlamentar recebeu, pela segunda vez, o convite do governador Jorginho Mello (PL) para ser o Líder do Governo na Alesc. O chefe do Poder Executivo vê no deputado uma liderança forte e prestigiada no parlamento para aproximar o governo tanto politicamente do MDB, quanto ter menores dificuldades na articulação da votação de materiais de interesse na Casa de Leis.
Mauro De Nadal ainda não definiu o aceite. Se declinar, será baseado no argumento do acúmulo de funções dentro da casa, pois ainda integra a Comissão de Constituição e Justiça.