Deputados buscam instalação de consulado da Itália em Santa Catarina
Missão internacional da Frente Parlamentar deve ficar no país europeu até o dia 13
Os deputados estaduais da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália deram início nesta quinta-feira (7) a uma missão internacional com o objetivo de buscar a ampliação dos serviços consulares do governo italiano no estado, além de celebrar acordo de cooperação entre poderes legislativos. Serão sete dias de atividades para a comitiva formada pelos deputados Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Frente Parlamentar, Mauro De Nadal (MDB), presidente da Alesc, Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Rodrigo Minotto (PDT). O presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina - Itália, Tullo Cavallazzi, também faz parte da delegação.
O primeiro dia do roteiro foi marcado pela visita, em Roma, ao Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália. Os parlamentares da Alesc participaram de encontro com o vice-ministro Giorgio Silli. A delegação catarinense permanece no país europeu até o dia 13 de setembro. Estão previstas agendas no Parlamento Italiano, na Embaixada do Brasil, na Associação das Câmaras Italianas de Comércio Exterior e em universidades.
Os compromissos visam fomentar o intercâmbio comercial, cultural, educacional, diplomático e tecnológico entre a Itália e o estado de Santa Catarina. A comitiva também vai à região da Calábria, no extremo sul da Itália, onde será celebrada a construção de um gemellagio, um acordo de cooperação entre a Alesc e o Conselho Regional da Calábria.
Nas redes sociais, o presidente da Alesc, Mauro De Nadal, considerou positivas as primeiras tratativas para viabilizar o consulado em Santa Catarina e estreitar laços econômicos, sociais e culturais com o país europeu. A comitiva, inclusive, se reuniu com a Associação Italiana de Comércio Exterior e assinou um termo de cooperação entre a Università la Sapienza e a UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.