Empresários de Santa Catarina buscam estreitar negócios com a Romênia
Serviços e tecnologia são destaques na missão liderada pela Facisc, Consulado e ACI de Iporã do Oeste
Uma missão empresarial, capitaneada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), vai buscar realizar negócios com a Romênia, no leste europeu. O país tem forte relação com o Oeste Catarinense, com consulado instalado em Iporã do Oeste, o qual possui tem fortes relações de imigração e cultura. A Romênia faz parte da União Europeia, fazendo divisa com a Hungria, Ucrânia, Moldávia, Bulgária e Sérvia. Possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,82 (muito alto) e uma economia diversificada, com destaque para o setor da indústria e tecnologia.
O diretor de relações internacionais da Facisc, Sérgio Luiz Matte, valida a missão por entender ser importante estabelecer laços com o país e as características similares entre a Romênia e o oeste catarinense. “Quereremos investir e trazer investimentos. Nossa meta é que cada participante faça traga um negócio na bagagem para que a missão tenha um efeito prático”, comenta.
Os empresários participantes embarcam dia no próximo sábado (16) e retornam dia 24. A agenda contará com reuniões entre empresários catarinenses e romenos, além de encontros com representantes locais. “Eles estão ávidos a fazerem parcerias com nosso Estado”, destaca.