Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Governador confirma troca de comando da PMSC

Coronel Pelozato repassa o comando da tropa ao coronel Emerson Fernandes nesta terça (18)

17/02/2025, 19:50
Atualizado há cerca de 1 mês
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://cloudrco.com/rcoeleicoes/a92f676e23820ebfa4d2d25cb7cda74177863190.jpeg
Por Fabiano Rambo
Coronel Aurélio Pelozato presta continência ao governador Jorginho Mello (Foto: Eduardo Valente/ND)Coronel Aurélio Pelozato presta continência ao governador Jorginho Mello (Foto: Eduardo Valente/ND)

O governador Jorginho Mello oficializou nesta segunda-feira, 17, uma troca significativa no comando da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O coronel Emerson Fernandes assume o posto de comandante-geral, substituindo o coronel Aurélio José Pelozato da Rosa. A cerimônia de passagem de comando está marcada para esta terça-feira, 18, às 18h, na sede da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT).

A mudança ocorre em meio a um cenário conturbado. Um vídeo, vazado à imprensa, mostra o coronel Pelozato consumindo bebida alcoólica dentro de um quartel em Tubarão, durante uma confraternização após inspeção da Operação Verão.

Embora a Polícia Militar tenha declarado que não houve transgressão disciplinar, o episódio gerou questionamentos sobre a conduta da alta cúpula da corporação e pode ter contribuído para sua substituição. Além disso, especula-se que Pelozato enfrentava resistência interna, com perda de apoio entre oficiais e praças.

A reestruturação também atinge o subcomando-geral da PMSC. O coronel Jofrey Santos da Silva assume no lugar do coronel Fernando José Machado. Ambas as mudanças refletem não apenas uma estratégia administrativa do governo estadual, mas também uma tentativa de restaurar a estabilidade e a confiança na liderança da corporação.

O novo comandante-geral, coronel Emerson Fernandes, tem um histórico de posições estratégicas dentro da PMSC, sendo reconhecido por sua experiência técnica e respaldo interno. Já o coronel Jofrey Santos da Silva possui uma trajetória consolidada, com passagens por comandos de operações especializadas e diversas condecorações ao longo de sua carreira.

O grande desafio da nova gestão será reafirmar a credibilidade da corporação e aprimorar o enfrentamento da criminalidade no estado.

Quem são os novos comandantes 

O coronel Emerson Fernandes é o atual chefe do Gabinete do Comando-Geral da Polícia Militar. Fernandes é reconhecido por seu respaldo técnico e conta com apoio significativo entre oficiais e praças. O coronel é graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2004). Pós-graduação em nível de Especialização lato sensu em Administração de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2011). Foi Consultor para as Nações Unidas na área de Segurança e Treinamento Policial em Timor Leste (2005/2006) e no Sudão (2010/2011).

Já o coronel Jofrey Santos da Silva chegou a oficial em 1993 e promovido a coronel em 2020. Realizou diversos cursos nacionais e internacionais de formação militar, dentre eles, em 2004, participou do Swat Training,  gerenciamento de crises, negociações em situação com reféns, planejamento em operações especiais, formação de grupos Swat, antiterrorismo e rapel tático).

Ouça ao vivo