Governo de SC inicia reforço estrutural da Controladoria-Geral com nomeações e sistema de monitoramento em tempo real
CGE em fase reestruturação, com novo sistema e mais servidores

Em reestruturação, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina começou a ganhar novo fôlego institucional. Nesta quarta-feira (21), o governador Jorginho Mello (PL) anunciou o chamamento de 90 aprovados em concurso público para o cargo de auditor do Estado até 2028, sendo que os primeiros 20 já serão convocados de forma imediata.
A decisão representa um passo concreto na estratégia do governo para fortalecer os mecanismos de controle interno, transparência e combate a irregularidades na administração pública. A CGE passa por um processo de reestruturação e vem adotando medidas para garantir maior efetividade na fiscalização dos recursos públicos.
Segundo o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento, que completou 100 dias à frente do órgão, a nomeação de novos auditores representa um marco no fortalecimento da governança pública.
“A nomeação dos auditores é fundamental para que a CGE continue avançando na missão de garantir o uso eficiente e transparente dos recursos públicos. São profissionais altamente qualificados, que vão reforçar a governança e o controle interno em todas as áreas do governo”, afirmou.
Parceria com o TCE e novas ferramentas de monitoramento
Como parte do processo de reestruturação, a CGE também passou a contar com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que está auditando a estrutura administrativa do Executivo estadual e elaborando um conjunto de recomendações sistematizadas para aprimorar os processos internos.
Na mesma tarde, o secretário de Administração, Vanio Boing, reuniu-se com a equipe da CGE para apresentar as diretrizes do Governo do Estado e esclarecer os fluxos de construção das políticas públicas. A iniciativa visa aproximar os auditores da estrutura de decisão governamental, além de ampliar a capacidade de fiscalização.
“Vamos intensificar a fiscalização e responsabilizar pessoas físicas e jurídicas que tentam burlar a Lei de Licitações. Já identificamos casos suspeitos de fraudes, e as providências estão em andamento”, declarou Boing.
Transparência na palma da mão: conheça o sistema MÔNICA
Durante a reunião, foi também apresentado o sistema MÔNICA (Monitoramento Catarinense), uma plataforma digital que permite o acompanhamento, em tempo real, dos gastos do governo estadual — tanto por gestores públicos quanto pela população.
De acordo com o controlador-geral, o governador já utiliza o sistema via aplicativo no celular para fiscalizar despesas em todas as áreas do governo.
“Hoje o governador consegue, pelo celular, acompanhar todas as contas públicas. Nada passa despercebido. Queremos que Santa Catarina tenha uma gestão que possa ser monitorada na palma da mão”, afirmou Freibergue.