Governo do Estado comemora melhora na produtividade do HRO, após aumento de repasses
O Hospital Regional de Chapecó recebe cerca de R$ 13 milhões por mês para manutenção das atividades

A nova contratualização com o Estado de Santa Catarina representou um marco para o Hospital Regional do Oeste (HRO), em Chapecó. Com o repasse mensal de R$13 milhões da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade superou a crise financeira, expandiu sua estrutura e aumentou significativamente o volume de atendimentos pelo SUS.
A mudança permitiu que, só em 2024, o HRO realizasse mais de 21,1 mil internações pelo SUS e 10,7 mil cirurgias, além de 3,4 mil partos e cesarianas. A unidade também contabilizou 695 cirurgias eletivas com internação neste ano. Os avanços se refletem no crescimento dos atendimentos gerais: foram 169.506 atendimentos ambulatoriais e 50.128 no Pronto-Socorro, além de 105.476 exames de imagem e 656.120 exames laboratoriais.
A infraestrutura também foi reforçada. Em 2024, o HRO inaugurou cinco novos leitos de UTI pediátrica. Já em 2025, a expansão foi ainda mais expressiva, com a abertura de 10 novos leitos de UTI adulto e a reforma de 10 leitos de UTI neonatal, garantindo mais suporte a pacientes em estado grave.
Para Douglas Braun, secretário da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), gestora do hospital junto ao Governo do Estado, a recontratualização foi essencial para a recuperação financeira e o fortalecimento da unidade.
“Antes, estávamos no cheque especial, sem dinheiro para pagar nossos médicos e 1.480 funcionários. Com a gestão plena pelo Estado, organizamos as contas, economizamos e conseguimos retomar os investimentos”, destaca Braun.
Fundado em 30 de outubro de 1986, o HRO é referência em média e alta complexidade para 132 municípios, atendendo uma população de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.