Inicia o rodízio de deputados do MDB na Alesc
Joinville está prestigiado: Coronel Armando (PL) deve assumir em abril na Câmara Federal
O MDB acordou fazer um rodízio entre suplentes para vaga do deputado estadual, Emerson Stein, na Alesc. Dirce Heiderscheidt, terceira suplente do partido, assumiu a cadeira na assembleia no último dia 11 de março, reforçando a bancada feminina na casa. Dirce foi eleita deputada em 2014, mas não obteve sucesso na reeleição. O mesmo ocorreu em 2022.
A parlamentar, assim como todos os demais, ficará na casa por três meses e 15 dias, conforme definido pelo MDB. Na sequência, deverá assumir o vereador de Joinville, Adilson Girardi, que computou na eleição 15.943 votos. O próximo da lista, por ordem de votação, é o chapecoense Cleiton Fossá que somou a preferência de 12.364 eleitores. O último suplente a assumir deve ser Paulo Basílio, natural de Canoinhas.
No decorrer do tempo não é descartada alteração na ordem de assunção ao cargo na Alesc, especialmente de Fossá, atualmente secretário Institucional e de Captação de Recursos de Chapecó.
Por ordem natural de votação, a ex-prefeita de Maravilha, Rosi Maldaner, deveria ser a primeira a ser convocada para Alesc, já que é a segunda suplente. Emerson Stein é o primeiro. Porém, com o aceite de Jerry Comper, em 2023, para ser o Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, foi logo chamado.
Já no ano passado, Rosi sentiu-se incomodada com o alinhamento do partido pelo rodízio na Alesc e não chegou a assumir, permitindo a Cleiton Fossá ocupar o cargo por 30 dias. A ex-prefeita queria, como Emerson Stein, ficar permanentemente na Alesc, porém não obteve sucesso no pleito. Novamente, preferiu ficar fora do rodízio.
Joinville terá mais representantes na Alesc e Câmara Federal
Joinville, o maior município do Estado, estará prestigiado. Em breve, terá mais um deputado federal: Coronel Armando (PL). Jorge Goetten, ex PL e hoje Republicanos, vai se licenciar do cargo por quatro meses. Coronel Armando é o segundo federal do município. Estará ao lado de Zé Trovão (PL) em Brasília.
Na Alesc, quando assumir Adilson Girardi, o município somará cinco deputados estaduais: Fernando Krelling (MDB), Mauricio Peixer (PL), Sargento Lima (PL) e Matheus Cadorin (Novo).