João Rodrigues (PSD) terá apoio suprapartidário no Oeste
Pré-campanha promete ser concorrido entre o prefeito de Chapecó e o governador Jorginho Mello (PL)

O lançamento da pré-candidatura de João Rodrigues (PSD) ao Governo do Estado alcançou o objetivo: dar o pontapé inicial à eleição de 2026. Rodrigues reuniu mais de cinco mil pessoas na Efapi. Teve aplausos, choro e gritos de João Governador. O evento também expôs um pouco da situação de hoje dos maiores partidos de Santa Catarina.
Como me falou um dos presentes, “hoje vai dar para saber quem está com quem”. Cortejados tanto pelo governador Jorginho Mello (PL) que busca a reeleição, quanto por Rodrigues, o MDB e Progressistas tiveram representantes de peso no evento.
O deputado Altair Silva (PP) deixou clara sua preferência. O mesmo fez o ex-governador Eduardo Pinho Moreira (MDB). Ambos estão com João. O prefeito de Chapecó, quando questionado especialmente sobre os emedebistas, deixa claro que quer o apoio dos líderes dos partidos, como prefere chamar: “o MDB de Luiz Henrique da Silveira”, o qual será particular amigo.
Ex-governador do MDB, Eduardo Pinho Moreira esteve no evento de João Rodrigues (Foto: Deni Fotografia)
PP e MDB estão neste momento indecisos. As duas agremiações têm secretarias no governo de Jorginho. Mas há uma clareza: no Oeste os dois partidos majoritariamente, independente da formalização de apoio, estarão com o prefeito de Chapecó, seja pela ideologia, amizade ou proximidade geográfica.
Contraponto
Enquanto João Rodrigues fazia o lançamento de sua pré-candidatura, o governador Jorginho Mello postou em suas redes sociais um vídeo que mostra o investimento da Casan em Chapecó, o qual sofre com a falta d’água corriqueiramente. O assunto foi tema de várias campanhas.
Jorginho ressaltou que aquele é o maior reservatório de Santa Catarina, capaz de armazenar cinco milhões de litros. Termina: “enquanto a turma que prometeu tudo ficou só no papo, aqui a gente trabalha”. É uma lembrança sutil de como deve ser a pré-campanha. O tom será de quem é o melhor gestor: Rodrigues ou Jorginho.
O prefeito de Chapecó também aproveitou as redes sociais do PSD para “cutucar” o governador. Abre um vídeo que mostra a Efapi vazia, antes do evento do pré-lançamento e com a seguinte fala: “disseram que não era pra vir. Será que o povo me abandonou ou povo tá comigo”, diz Rodrigues no material que posteriormente mostra um grande público no local, agitando bandeiras e empolgado.
De fato, João e Jorginho protagonizam uma pré-campanha de valor. Ambos são competentes e têm feitos a mostrar. O desafio será manter e aglutinar apoios. Pelo cenário atual, partidos podem adotar lados diferentes dos seus filiados. Vale para o Novo, PP e MDB.
Ratinho Jr, governador do Paraná, também marcou presença (Foto: Deni Fotografia)
Uma dúvida
Os prefeitos que participaram do evento Santa Catarina Levada a Sério em Chapecó, na última quinta-feira (20), levantaram uma questão. Qual o critério do Governo do Estado para a liberação de recursos para os municípios. Pinhalzinho, por exemplo, obteve a sinalização de R$6 milhões para obras, com uma população de aproximadamente 24 mil habitantes.
Nova Itaberaba recebeu a promessa de R$5 milhões, com um total de 4.536 municípes. O prefeito de Pinhalzinho, Alessandro Beltrame (PP), não soube explicar a fórmula de distribuição.
A leitura não é ser contra uma distribuição de recursos mais robusta para pequenos municípios. A questão é o critério.