Juliano de Almeida volta a presidência da Câmara Municipal
O vereador tem como metas de curto prazo a reforma da câmara e início do Programa Vereador Mirim
O vereador Juliano de Almeida (PSD) vai conduzir pela segunda vez o Poder Legislativo de Pinhalzinho. Eleito durante a posse, nesta quarta-feira (01), o parlamentar terá como colegas na mesa diretora, os vereadores Leo Roos (PSD), como vice-presidente; Zenaide Kunrath (PL), como secretária e Guilherme Frozza (PP), como segundo secretário.
Nos bastidores já era certa a eleição de Almeida, seja pela sua expressiva votação (1.061 votos) ou pelo compromisso em valorizar o PSD. Tanto que o partido ficou com os dois cargos mais importantes da mesa. Por outro lado, traz para o prefeito Alessandro Beltrame (PP) a certeza de compromisso total da agremiação e dos vereadores com o governo.
A segunda secretaria foi oferecida a um dos partidos de oposição ao prefeito. Tanto PT e MDB não aceitaram compor. Os Trabalhadores de imediato. O MDB discutiu com a executiva municipal, mas preferiu ficar de fora.
O presidente Juliano de Almeida (PSD), de imediato, tem o compromisso de fazer a reforma da Câmara Municipal, cuja estrutura merece atenção. Em 2024, discutiu-se uma ampliação mais robusta que foi barrada em consulta ao Tribunal de Contas. Então, a obra será em partes.
Outra meta para antes do início dos trabalhos, em fevereiro, é dar posse aos Vereadores Mirins, diplomados em dezembro de 2024. Foi na gestão do vereador Juliano que o projeto teve início, com aval unânime na casa.
Governabilidade
Alessandro Beltrame e Franci Werlang iniciam o mandato com cenário político muito mais tranquilo, quando comparado ao ex-prefeito Mário Afonso Woitexem (PSDB). Cena nunca teve maioria na Câmara de Vereadores. Beltrame e Franci contam com o apoio de seis parlamentares.
A interlocução com o Poder Legislativo caberá ao ex-vereador e hoje chefe de gabinete, Eugênio Hansen (PL). Geninho, como é chamado, foi o relator do Plano Diretor e estudioso dos assuntos municipais. Porém, será um desafio ao ex-vereador porque agora a relação é institucional e haverá necessidade de conversar com todos os parlamentares para construir bons projetos para o pinhalense.