Legislativo tem 67% de renovação na região da Acamosc

Dos 307 vereadores que compõem a entidade, 207 foram eleitos para um primeiro mandato

14/10/2024, 19:00
Atualizado há cerca de 1 mês
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://cloudrco.com/rcoeleicoes/a92f676e23820ebfa4d2d25cb7cda74177863190.jpeg
Por Fabiano Rambo
Sede da ACAMOSC em Chapecó  (Foto: Divulgação)Sede da ACAMOSC em Chapecó (Foto: Divulgação)

O eleitor quis a renovação nestas eleições municipais. Entre as 32 Câmaras de Vereadores associadas à Acamosc, o índice de renovação foi de 67%. Ou seja, dos 307 parlamentares municipais, 207 são renovação no Poder Legislativo. Índice muito maior quando comparado a períodos anteriores.

Outro dado que chama atenção foi o número de novos vereadores, principalmente nos pequenos municípios, como Águas Frias, Guatambu, Serra Alta e Xavantina, onde dos nove vereadores, oito serão novos nas Câmaras Municipais. Somente quatro legislativos terão mais vereadores reeleitos do que novos.

Um destes exemplos é Chapecó que possui 21 parlamentares, dos quais 14 foram reeleitos. Entretanto, ainda assim é uma renovação de 1/3 dos vereadores. Em Pinhalzinho, somente quatro foram reeleitos, todos em segundo mandato. Ou seja, ainda assim são relativamente novos parlamento.

A própria presidente da Acamosc comprova a tese da renovação. Vereadora em primeiro mandato, Franciéli Werlang (PP) foi eleita a primeira mulher vice-prefeita da história de Pinhalzinho, ao lado de Alessandro Beltrame (PP), este que nunca disputou uma eleição.

Nitidamente, o eleitor quis experimentar pessoas novas nas Câmaras Municipais e também nos Poderes Executivos. Parece, pelo menos em tese, que a população regional quer cada vez menos políticos profissionais e busca de tempos em tempos novas experiências no comando de suas cidades.

Resta agora saber como será o desempenho destes frente ao nível de confiança do eleitorado, o qual depositou grande expectativa na renovação. Por isso, o nosso desejo de boa sorte e bom trabalho.