Mauro De Nadal se fortalece no MDB nacional

Parlamentar foi o responsável por trazer o ministro Renan Filho a Chapecó

03/06/2024, 18:35
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://cloudrco.com/rcoeleicoes/a92f676e23820ebfa4d2d25cb7cda74177863190.jpeg
Por Fabiano Rambo
Mauro de Nadal é o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Foto: Rodrigo Kroth)Mauro de Nadal é o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Foto: Rodrigo Kroth)

A vinda pela terceira vez do Ministro dos Transporte, Renan Filho (MDB) cacifa o presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), como um dos nomes mais fortes do partido também no país.

Estará com carimbo do parlamentar a recuperação das rodovias federais, especialmente do extremo-oeste de Santa Catarina, as quais, sabidamente, estão em péssimas condições e com reclames da população e imprensa diários. Renan Filho, na manhã desta segunda-feira (30), entregou a Ordem de Serviço para recuperar as BRs 282, 158 e 480, com valor de R$194 milhões.

 

Ordem de serviço foi assinada em Chapecó pelo Ministro Renan Filho (Foto: Rodrigo Kroth)

Desta vez é diferente das outras, o ministro veio com além de promessas, com máquinas na pista. Em Pinhalzinho, por exemplo, considerado pela Fiesc como um dos piores trechos da BR-282 do Estado, as máquinas trabalharam no fim de semana.

Passou a sensação, pelo menos por ora, de não ser só conversa. Afinal, houve promessa de pelo menos três outros ocupantes do ministério que algo seria feito. Foi só teatro e enrolação.

Com a ação do ministro, Mauro De Nadal, de certa forma, fecha a boca de críticos para sua postura quando da sua fala em Florianópolis, quando teceu elogios ao ministro e criticou a postura do ex-presidente Bolsonaro durante inauguração de melhorias na BR-101.

A bem da verdade não falou nada demais. Porém, com a polarização política se confundiu o papel do parlamentar que além de pertencer a um partido, ser um fiscalizador das ações governamentais e proteger os interesses do Estado.

Desde então, o presidente da Alesc tomou uma postura de “mais trabalho e menos briga”. Adotou o viés de centro-direita que o MDB catarinense, com raros desvios de liderança e de situações municipais, sempre preconizou.

Neste cenário, sai por cima. Fez nome junto ao presidente nacional da sigla, Baleia Rossi e do Ministro dos Transportes. No momento, está nele o nome do MDB em Santa Catarina para o cenário nacional.

Sobre a recuperação das BRs colocará a cereja no bolo quando as obras do elevado no entroncamento das BRs 282 com a 158, no trevo de acesso a Cunha Porã, forem iniciadas e concluídas. Mauro costurou com os demais deputados da Alesc R$60 milhões do Estado para edificação da obra.